Últimas de Estilo de vida

Com a estreia de "Julie & Julia", blogueira ensina receita inspirada no filme

CLAUDIA LIMA

Da Redação

Estreia nesta sexta-feira (27), "Julie & Julia", novo filme da diretora Nora Ephron baseado no livro homônimo. O longa conta a história da dona de casa americana Julia Child, que nos anos 40 deixou os EUA para morar em Paris, na França, acompanhando o marido. No novo lar, Julia descobriu outra paixão além da cidade: a gastronomia.
  • Divulgação

    Meryl Streep interpreta a cozinheira Julia Child no filme "Julie & Julia"


Paralelamente, fica-se conhecendo a personagem Julie Powell, jovem na casa dos 30 anos que, cansada do trabalho em uma repartição pública, decide começar um blog de culinária. A ideia é ousada: preparar, durante 365 dias, 524 receitas criadas por Julia Child presentes em "Mastering The Art of French Cooking" ("Dominando a Arte da Culinária Francesa", em tradução livre do inglês), livro que desmistificou a cozinha do país para o público americano e até hoje é sucesso de vendas. Nos papeis principais estão Meryl Streep, que vive a cozinheira Julia Child, e Amy Adams, no papel de Julie Powell.

  • Mixirica

    Boeuf Bourguignon: prato clássico da cozinha francesa

Assim como ela, Tatiana Damberg, do site Mixirica
, começou a registrar suas invenções na cozinha num blog. Criado em 2002, o espaço foi a maneira encontrada para dar vazão a pensamentos e dividir ideias sobre comida. "Só depois de alguns anos é que passei a publicar receitas e mudei para o formato de blog. Posso dizer que o que me motivou foi a fome", contou ela, que começou a cozinhar com o pai, um de seus chefs preferidos ao lado de nomes consagrados como os americanos David Chang, da rede Momofuku e April Bloomfield, do The Spotted Pig, especializado em comfort food.

Entre os brasileiros, Tatiana destaca nomes como Henrique Fogaça, do Sal Gastronomia, Andrea Kauffmann, do AK Delikatessen e Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó. "Eles comandam lugares acolhedores e fazem meu tipo preferido de comida: aquela que alia conforto e personalidade", disse.

Aproveitando a estreia de "Julie & Julia", Tatiana Damberg reproduziu uma receita de Julia Child. O prato escolhido foi o Boeuf Bourguignon, cozido à base de carne, legumes e vinho, tradicional na culinária francesa.
Veja a receita aqui


Topo