Últimas de Estilo de vida

Exposição apresenta 50 obras de arquitetos formados no Uruguai

Obras de arquitetura de porte e orçamento reduzido, nas quais os atributos mais destacados são os conceitos de sistematização construtiva e flexibilidade das plantas. Esta é a proposta da mostra "Arquitetura do Uruguai", que desembarca em São Paulo neste sábado (28) e fica em cartaz no Museu da Casa Brasileira (MCB) até 17 de janeiro de 2010.
  • Arquivo Municipal/Divulgação

    O edifício do Urnário Municipal de Montevidéu (1960), projeto do arquiteto uruguaio Nelson Bayardo, é uma das 50 obras retratadas na mostra


A exposição apresenta 50 obras de arquitetura produzidas no Uruguai e no exterior por arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura de Montevidéu. São construções contemporâneas e também produzidas no país durante os anos 50, 60 e 70. Com curadoria de Ruben Otero, Luis Zino e Ignácio Errandonea, o espaço do MCB traz paineis em preto e branco de 45x90 cm e maquetes volumétricas de 45x45x30 cm. Há ainda atividades paralelas à mostra, como filmes com depoimentos de arquitetos uruguaios e brasileiros e imagens urbanas.

A qualidade mais destacada e aparente nas obras expostas é certamente o visível compromisso urbano das propostas. Os projetos apresentados concentram-se na organização das plantas, no tratamento das superfícies e na articulação do objeto no entorno, evidenciando a poética moderna.

No álbum de fotos você confere algumas das obras da exposição.

Exposição "Arquitetura do Uruguai"
Museu da Casa Brasileira: Av. Faria Lima, 2705, Jd. Paulistano, São Paulo/SP
Visitação: De 28/11 a 17/01/2010; terça a domingo, das 10h às 18h
Ingresso: De R$ 2 a R$ 4. Entrada gratuita aos domingos e feriados
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (11) 3032-3727 e wwww.mcb.org.br
Topo