Topo

Madonna: 7 frases inspiradoras da cantora para comemorar seus 59 anos

Madonna durante apresentação no Billboard Music Awards, em 2016 - Getty Images
Madonna durante apresentação no Billboard Music Awards, em 2016 Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

16/08/2017 12h12

Feliz aniversário, Madonna! A rainha do pop e eterna "Material Girl" completa 59 anos nesta quarta, 16. E, para celebrar sua carreira histórica, relembramos algumas das frases mais inspiradoras de uma das artistas que mais questionou limites e quebrou tabus e barreiras nos últimos 30 anos. 

"Sejam bem-vindas à revolução do amor. À rebelião. À recusa de, como mulheres, aceitarmos esta nova era de tirania. Onde não só as mulheres estão em perigo, mas todas as pessoas marginalizadas. Onde pessoas unicamente diferentes são consideradas um crime. Foi necessária a escuridão para nos acordar", disse em seu discurso durante a Marcha das Mulheres, em março de 2017.

"Eu encorajo todos os meus filhos a questionar e investigar as coisas. Eu não quero que eles me digam que querem fazer algo porque todo mundo está fazendo. Isso não me interessa de jeito nenhum. Você precisa me dar suas razões pessoais, me explicar porque isso te beneficiaria, o que você vai ganhar com isso, o que significa para você. Do contrário, você é apenas um robô. Você não está pensando por si mesma. E onde você iria na vida com este tipo de atitude?", à revista Harper's Bazaar americana, em 2011.

A cantora Madonna no início de carreira - Reprodução - Reprodução
A cantora Madonna no início de carreira
Imagem: Reprodução

"O que eu gostaria de dizer a todas as mulheres hoje é: 'vocês têm sido oprimidas há tanto tempo que acreditam no que os homens têm a dizer a seu respeito'. As mulheres acreditam que elas têm que apoiar um homem para que as coisas funcionem. E há homens muito bons que vale a pena apoiar lá fora, mas não porque eles são homens — porque eles merecem. Como mulheres, temos que começar a dar valor a nós mesmas e umas às outras. Procurar mulheres fortes para serem nossas amigas, para aprender com elas, para se inspirar nelas, para apoiá-las, para se esclarecer com elas", disse durante seu discurso no Billboard Music Awards, em 2016.

"Ninguém ousaria dizer algo degradante [em público] sobre ser negro, ou no Instagram, sobre ser gay. Mas, sobre a minha idade — qualquer pessoa diria algo degradante para mim. E eu sempre me pergunto: 'por que isso é aceitável?'. Qual é a diferença entre isso e qualquer outro tipo de discriminação? Estão me julgando pela minha idade. Eu não entendo. Eu tento entender por que quando as mulheres atingem certa idade, elas já aceitaram que não podem mais se comportar de um jeito ou de outro. Mas eu não sigo as regras. Eu nunca segui e não vou começar a segui-las", em entrevista à "Rolling Stone", em 2015.

Madonna em cena do curta "Her-Story" - Reprodução - Reprodução
Madonna em cena do curta "Her-Story"
Imagem: Reprodução

"Somos todos responsáveis por nossas ações, nosso comportamento, nossas palavras, e nós devemos tomar responsabilidade por tudo o que dizemos e fazemos. Quado a gente entende isso, não consegue mais pensar na vida como uma série de acontecimentos aleatórios — você é parte da vida de um jeito que não era antes. 'Eu sou a arquiteta do meu destino. Eu estou no comando. Eu tomo esta responsabilidade ou a deixo de lado'. Você não pode culpar outras pessoas pelas coisas que acontecem com você". À revista "Vanity Fair", em 2008. 

"Eu presto atenção no que está acontecendo ao meu redor. Eu estou sempre procurando nova energia, novo talento, novas vozes. Quando você faz isso, é mais fácil ter ideias novas. Minha carreira não se baseia em tentar surpreender as pessoas, mas em desafiar a mim mesma — constantemente fazer coisas novas que farão com que eu expanda minha mente e, no processo, me conecte com outras pessoas", à revista "Parade", em 2008.

"Eu sou forte, ambiciosa e sei exatamente o que quero. Se isso me faz de mim uma garota má, tudo bem", disse à "People", em 1992.