Topo

Artista cria tarô feminista que homenageia mulheres poderosas da história

Tarô feminista homenageia mulheres inspiradoras - Reprodução/Our Tarot
Tarô feminista homenageia mulheres inspiradoras Imagem: Reprodução/Our Tarot

do UOL, em São Paulo

24/08/2017 15h19

Cada uma das 78 cartas de um jogo de tarô simboliza não só uma imagem, mas uma ideia. Partindo deste princípio, a artista americana e estudante de saúde mental Sarah Shipman decidiu transformar sua paixão pelo ritual em algo mais significativo: ela criou um baralho em que as grandes mulheres inspiradoras da história representam cada carta

O projeto "Our Tarot" começou enquanto Sarah acompanhava um podcast em que cada episódio trazia um momento da história. Ela então começou a associar a personalidade dessas mulheres com os arquétipos das cartas do tarô tradicional e a anotar os resultados. Só quando percebeu que as conexões faziam sentido é que Sarah passou a ilustrá-las.

“Meu processo consistia em pesquisar centenas de mulheres, ler sobre suas vidas e até entrar em contato com elas, se estivessem vivas. Quanto mais eu aprendia, mais claro se tornava qual é a carta que elas deveriam representar. Às vezes, eu sentia como se elas estivessem me dizendo [qual era]. Eu não acredito que seja isso o que acontece, mas havia momentos em que eu simplesmente sabia, com certeza, qual carta pertencia a que pessoa — algo que eu definitivamente não sabia no segundo anterior", contou a artista ao site "Huffington Post".

A poetisa Emily Dickinson, a heroína francesa Joana d'Arc, a pintora Frida Kahlo e a ativista Josephine Baker são algumas das figuras fortes do jogo. "Aprender sobre elas se tornou um veículo para mim, para processar e valorizar minhas próprias emoções de um novo jeito", diz Sarah. 

O baralho "Our Tarot" vem acompanhado de um guia com pouco mais de 90 páginas para aprender a jogar e já está em pré-venda por US$ 60 (R$ 188) no site da marca. Suas primeiras entregas serão feitas em outubro.