Topo

Aplicativos discutem segurança feminina; veja quais têm motoristas mulheres

Depois do caso de abuso por um motorista de aplicativo, as empresas falam sobre serviços de segurança para a mulher - Getty Images
Depois do caso de abuso por um motorista de aplicativo, as empresas falam sobre serviços de segurança para a mulher
Imagem: Getty Images

Mariana Araújo

do UOL, em São Paulo

29/08/2017 16h41

Depois de denunciar seu estupro por um motorista da Uber nas redes sociais, a escritora Clara Averbuck iniciou uma campanha para dar voz às vítimas de abuso neste tipo de serviço com a hashtag #MeuMotoristaAbusador

O UOL procurou as principais empresas do segmento para entender que serviços oferecem para as mulheres se protegerem deste tipo de violência. A 99, por exemplo, oferece em seu menu a possibilidade de pedir exclusivamente por uma motorista mulher — o que não educa ou coíbe o assédio, mas diminui a possibilidade de exposição da passageira, já que a maior parte dos assédios é cometido por homens.

De acordo com Daniela Bertocchi, diretora de comunicação da 99, a demanda por este tipo de serviço é alta. "Sabemos que o problema da segurança feminina é antigo. Fizemos uma entrevista em outubro do ano passado com 36 mil passageiros e 70% deles pediram a possibilidade de ter uma mulher transportando uma mulher". A executiva conta que, além dos canais por telefone, e-mail e o próprio aplicativo, onde a passageira pode fazer denúncias, a empresa acaba de lançar uma central de atendimento através do 0800-888-8999 com uma equipe treinada para lidar em tempo real com casos de violência e assédio. 

Ela ainda afirmou que está em fase de testes o mesmo serviço, em forma de mensagens, para mulheres que se sentirem inseguras para ligar na presença do motorista.

As empresas Uber, Easy Táxi, 99 e Cabify oferecem o serviço de monitoramento do trajeto — que a usuária pode compartilhar com um contato seu. Além disso, através do aplicativo da Uber é possível consultar o perfil do motorista e conferir avaliações anteriores. 

Tanto a 99 Táxis quanto a Uber afirmam fazer checagem de antecedentes criminais dos motoristas parceiros como medida de segurança. Uma vez que o assédio já tenha ocorrido, as duas empresas garantem a exclusão imediata do motorista de seu sistema e afirmam colaborar com investigações da polícia mediante ofício, isto é, um pedido oficial das autoridades. 

A Uber informa que tem ampliado o uso da "verificação de identidade em tempo real", que chegou ao Brasil em maio. A ferramenta pede para que os motoristas parceiros tirem uma selfie antes de aceitar uma viagem ou de ficar on-line, para garantir que a pessoa que está usando o aplicativo é o motorista cadastrado na plataforma. 

A Cabify diz realizar um "processo rigoroso para o cadastramento de motoristas parceiros". Isso inclui a verificação de documentos como a certidão de antecedentes criminais atualizada no âmbito estadual e federal, além de realizar exames toxicológicos e palestras informativas presenciais.

A Easy Táxi ainda não havia dado resposta até a publicação desta matéria. 

Outros aplicativos com motoristas mulheres, exclusivamente: 

Lady Driver: para Android e iOS, presta serviços em São Paulo e no Rio de Janeiro
www.ladydriver.com.br

Femi Taxi: para Android e iOS, funciona no Rio, em São Paulo e em BH
www.femitaxi.com.br

Venuxx: para Android e iOS. Com serviço em São Paulo. Atualmente, a empresa está implementando seu funcionamento em Porto Alegre
www.venuxx.com

Femini Driverpara Android e iOS, exclusivamente para Porto Alegre.
www.feminidriver.com.br

Táxi Rosa: para iOS e Android, funciona apenas no Rio de Janeiro
www,facebook.com/taxirosacarioca