Topo

Com 10% da visão, brasileiro quer escalar as 6 maiores montanhas do mundo

Eduardo Soares (o primeiro da esq. para a dir.) e Ana Gomes (com a bandeira), entre outros membros da expedição ao Elbrus, na Rússia - Divulgação
Eduardo Soares (o primeiro da esq. para a dir.) e Ana Gomes (com a bandeira), entre outros membros da expedição ao Elbrus, na Rússia Imagem: Divulgação

Adriana Nogueira

Do UOL

26/10/2017 04h00

Em agosto, o massoterapeuta e atleta amador Eduardo Soares da Silva Costa, 37 anos, escalou, pela primeira vez na vida, uma montanha: o Monte Elbrus, na Rússia, com 5.642 metros de altura. Um mês depois, subiu no topo do Kilimanjaro (5.895 metros), na Tanzânia. O que já seria um feito e tanto para qualquer um tem um brilho maior quando se sabe que ele tem apenas 10% de visão.

Leia também:

'Não apagaria o dia em que levei um tiro que me deixou paraplégico'

'Falo de aceitação, e não de superação', diz palestrante que perdeu braço

"Deficiência não me impediu de viver grande amor", diz mulher de 49 anos

Eduardo tem retinose, doença hereditária que causa degeneração da retina. “Nasci com cerca de 40% de visão. Hoje vejo pouco mais do que vultos”, explica o massoterapeuta.

Mas a aventura não deve parar por aí. A ideia é que ele faça outras quatro altas montanhas, nome dado às zonas elevadas a partir de 4.000 metros de altura. A próxima da lista é o  Aconcágua, na Argentina, com seus 6.962 metros de altitude.

“Nunca duvidei de que seria capaz, mas muita gente para quem falei o que faria disse que eu não conseguiria. A sociedade é implacável com a pessoa com deficiência”, fala Costa.

Preparo físico

As viagens do massoterapeuta são fruto de uma parceria entre o projeto social Expedições Inclusivas, da montanhista amadora Ana Borges, com a operadora Grade6, especializada em viagens para prática de trekking e alpinismo.

Costa e Ana se conheceram na ONG Grupo Terra, onde ela começou dando aulas de pilates e outras atividades físicas para os deficientes visuais atendidos pela instituição.

o massoterapeuta e atleta amador Eduardo Soares da Silva Costa, que escalou o Elbrus, na Rússia, e o Kilimanjaro, na Tanzânia - Divulgação - Divulgação
Eduardo é praticante de corrida de aventura, que envolve trekking, remo e bike
Imagem: Divulgação
Quando resolveu iniciar as viagens para montanhas do Expedições Inclusivas, Ana pensou em Eduardo, por causa do seu preparo físico.

O massoterapeuta pratica esportes desde a adolescência. Lutou judô por nove anos, corre meias-maratonas e maratonas e participa de corridas de aventura. Esta última modalidade consiste em percorrer determinado percurso por meio de remo, bike e trekking.

“Participo de corridas de aventura desde 2002, integrando equipes de pessoas que não têm deficiência”, fala Eduardo.

Pequenas adaptações

Nas duas expedições das quais participou até agora, Eduardo foi o único deficiente, em meio a cerca de dez praticantes de montanhismo. Para que ele acompanhasse o grupo, a única adaptação feita foi o uso de uma barra direcional. Trata-se de  uma haste que era segurada em uma ponta por um guia e na outra, pelo atleta amador.

O guia local Vladimir Klotyar auxilia o atleta Eduardo Soares, na escalada ao Elbrus, na Rússia - Divulgação - Divulgação
O guia local Vladimir Klotyar auxilia o atleta Eduardo Soares, na escalada ao Elbrus
Imagem: Divulgação
“Quando o guia virava para a direita, a barra se afastava de mim e assim eu sabia para onde tinha de seguir”, diz Eduardo, que treinou o uso do instrumento, ainda no Brasil.

Outra estratégia simples usada pelo guia de Eduardo era narrar os obstáculos mais difíceis do caminho. “No Kilimanjaro, o chão tinha muitas pedras, então, se quem estava me guiando tinha de pular uma, falava e eu replicava o movimento.”

Eduardo fala que, apesar de estreante no montanhismo, não sofreu grandes efeitos da altitude. “Tive dor de cabeça. No Kilimanjaro, vendo tanta gente vomitar e com diarreia, cheguei a ficar balançado. Pensava: ‘Como não estou passando mal?’ Mas refleti que não tinha como ajudar ninguém e decidi não me abalar psicologicamente.”

Em busca de recursos

A viabilização financeira das viagens só ocorreu com a venda de camisetas e rifas do Expedições Inclusivas e com a parceria com a Grade6, que doou 10% de cada roteiro vendido para clientes não deficientes para o projeto. “Eu não teria recursos, só se ganhasse na Mega-Sena.” Cada viagem custou cerca de R$ 25 mil.

Agora o desafio é juntar o valor para que Eduardo consiga escalar o Aconcágua. “As outras viagens foram de dez dias. Essa será mais demorada. Deve durar 17 dias e por isso mais cara”, diz o massoterapeuta.

Ana Borges conta que essa viagem deve ser filmada pela produtora Movioca. “Gravamos de forma amadora as duas primeiras e a próxima será captada pela produtora, que está buscando recursos pela Lei do Audiovisual. A ideia é fazer um documentário sobre o que estamos chamando de inclusão reversa. As expedições impactam não só o deficiente, mas principalmente quem não tem deficiência e vê o que ele é capaz de fazer”, finaliza Ana.