UOL Estilo

16/10/2006 - 13h18

Vitamina D pode controlar a progressão do câncer de mama, diz estudo

PARIS, 17 out (AFP) - A vitamina D pode interromper a progressão do câncer de mama, sugere um estudo publicado nesta segunda-feira.

Cientistas do Imperial College de Londres coletaram amostras sangüíneas de 279 mulheres com câncer de mama invasivo para detectar os níveis de vitamina D, cálcio e hormônio paratireóide (PTH), este último responsável por impulsionar as concentrações de cálcio no sangue.

Entre as 75 mulheres com câncer de mama em estágio avançado, os níveis de vitamina D foram surpreendentemente baixos, mais os índices de PTH eram significativamente altos quando comparados com as 204 mulheres com câncer em estágio inicial.

Não houve diferença nos níveis de cálcio entre os dois grupos.

O artigo reconhece que o número de mulheres acompanhadas é relativamente pequeno e admite que não está claro se os níveis baixos de vitamina D foram uma causa - ou alternativamente, uma conseqüência - do câncer em estágio avançado.

Os autores teorizam que a vitamina D pode bloquear a progressão do câncer de mama em sua fase inicial.

Eles apontam para pesquisas laboratoriais anteriores segundo as quais a vitamina D interrompe a divisão das células cancerosas e encoraja as defeituosas a cometerem suicídio,

Além disso, a pesquisa sobre doenças entre as populações sugere uma ligação entre as taxas de câncer de mama e baixa exposição à luz do sol.

A vitamina D é produzida naturalmente pela exposição da pele ao sol e também está presente em peixes oleosos.

O estudo será publicado na edição on-line do Journal of Clinical Pathology, uma publicação da British Medical Association (BMA).

UOL Celular

Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br
Hospedagem: UOL Host