UOL Estilo: Moda, dicas de beleza, comportamento e estilo de vida Últimas notícias
  • http://estilo.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2009/12/30/planta-tipica-do-natal-pode-decorar-a-casa-durante-o-ano-todo.htm
  • Planta típica do Natal pode decorar a casa durante o ano todo
  • 30/12/2009
  • UOL Estilo - Notícias
  • UOL Estilo: Moda, dicas de beleza, comportamento e estilo de vida
  • @UOLEstilo #UOL
  • 1
Tamanho da letra
30/12/2009 - 17h45

Planta típica do Natal pode decorar a casa durante o ano todo


Da Redação

Bastante comum nesta época, a poinséttia é uma planta que costuma ser usada na decoração natalina por causa de sua coloração vermelha. Seu nome científico é Euphorbia pulcherrima, mas é conhecida por diversos apelidos, como bico-de-papagaio, rabo-de-arara, papagaio, cardeal, flor-do-Natal, estrela-de-Natal e folha-de-sangue.

  • Roberto Assunção/Folha Imagem

    A poinséttia, também conhecida como bico-de-papagaio, entre outros nomes, é uma planta que costuma ser usada na decoração natalina por causa de sua coloração vermelha


A planta, na verdade é um arbusto. Na sua chamativa parte vermelha, que parecem ser pétalas de flores, na verdade são folhas modificadas – brácteas. As verdadeiras flores da planta são muito pequenas, por isso as brácteas acabam cumprindo a função de atrair os insetos e aves polinizadores.

A poinséttia é de fácil cuidado e pode continuar decorando a casa mesmo após o Natal. “Ela não perde a cor com facilidade, mas precisa de sol e muita luz, podendo ser regada de uma a duas vezes por semana”, afirma Nelson Junior, jardineiro e vendedor do box 15 na avenida Doutor Arnaldo, em São Paulo (SP), conhecida pelas suas diversas bancas de flores. Segundo ele, é preciso tomar cuidado para não colocar água demais na planta: se a terra estiver úmida, não é necessário regar. A coloração vermelha só será perdida se a planta ficar em um ponto sem iluminação.

Os preços da poinséttia variam conforme seu tamanho, podendo custar entre R$ 5 e R$ 120 (a versão com um metro de altura). No jardim, a planta pode chegar até três metros de altura, no entanto, na hora de fazer a transferência, é importante manter a terra do vaso e usar um adubo entre essa terra e a do jardim para fortalecê-la.

Deve-se evitar contato com o látex da planta, pois é irritante e pode causar lesões na pele e mucosas. A ingestão pode provocar náuseas, vômitos e diarréia.