UOL Estilo UOL Estilo

11/08/2006 - 17h25

Gosta mas não sabe como usar maquiagem? Aprenda truques simples e certeiros

CAROLINA VASONE
UOL Estilo

Reprodução/TV UOL

O maquiador Ricardo Cosenza ensina os truques de um make simples e poderoso para o dia-a-dia

O maquiador Ricardo Cosenza ensina os truques de um make simples e poderoso para o dia-a-dia

Você nunca usa sombra porque tem medo de não saber aplicar? Nem se arrisca a olhar para uma base já prevendo o efeito artificial, estilo "máscara" no rosto? Não usa blush com receio de sair de casa não corada, mas com cara de palhaça? Pois bem-vinda ao clube das mulheres que gostam, até flertam com a maquiagem, mas não sabem direito como manusear esta arma poderosíssima que, em minutos, pode dar um bom e fácil "up grade" no visual.

Pensando nesta necessidade básica - a de ficar mais bonita usando maquiagem -, a TV UOL foi consultar um especialista para que ele ensinasse os truques básicos de um bom e simples make up.

Nada de soluções mirabolantes, efeitos conseguidos com mil pincéis, quatrocentos produtos e habilidade de um maquiador profissional. Para as que estão no "nível básico 1" da familiaridade com a maquiagem, a idéia é aprender a fazer um look para o dia-a-dia simples mas poderoso.

Segundo o maquiador Ricardo Cosenza, responsável pelo treinamento dos consultores da Christian Dior no Brasil, a primeira lição a ser aprendida é fácil: "Menos é mais. Assim, sempre conseguirá um efeito mais próximo do natural", diz. O que significa colocar pouca quantidade de base, não exagerar no corretivo nem nas camadas de batom, que acabam deixando aquele aspecto grosso e nada bonito.

Há, claro, sempre várias exceções. Para a maquiagem mais básica do dia-a-dia, no entanto, ela se resume a apenas uma: a do rímel. Neste caso, ele pode ser aplicado várias vezes, inclusive em dois momentos: na hora de maquiar os olhos e antes de sair. A seguir, confira algumas dicas de Ricardo Cosenza para uma maquiagem prática e para todas as horas. Para conferir o passo-a-passo detalhado, assista na TV UOL, acima.

Pele - Cosenza defende que a base deve ser aplicada diariamente e garante que, se passada corretamente, protege e trata a pele (vários produtos têm fator de proteção solar e hidratante) e ainda dá um efeito natural. "Coloque sempre, primeiro, um pouco da base na mão, depois vá espalhando no rosto com os dedos, sempre num movimento do centro para as extremidades", diz. O corretivo, segundo o maquiador, deve ser passado embaixo dos olhos e em imperfeições, com as pontas do dedo, dando leves batidinhas.

Olhos - A sombras de tons amarronzados são consideradas coringas. No passo-a-passo da TV UOL (assista acima), o maquiador ensina primeiro a aplicar uma sombra bege claro em toda a pálpebra. Depois, com a ponta mais fina do aplicador (os aplicadores que normalmente vêm nos estojos sempre têm uma esponja mais grossa e outra mais fina), aplique a sombra marrom no canto de fora dos olhos, até o côncavo do olho. Para finalizar e dar um efeito natural, esfumace a sombra, e ela formará um degradê com a sombra bege claro. Em seguida, passe um lápis marrom ou preto fazendo um risco bem perto dos cílios. Não tem problema se o risco ficar torto, porque você vai depois esfumaçá-lo com um cotonete ou com um pincel, para que não fique muito marcado. Para finalizar, camadas de rímel nos cílios superiores. É importante passar o rímel em várias direções, para os cílios ficarem bem grandes.

Boca - O lápis de boca é essencial. Mas muita atenção: nada do desenho do lápis ficar aparecendo, contornando o batom. Ele deve ter o mesmo tom do batom ou uma cor de boca. Uma dica de Cosenza é usar o lápis e depois esfumaçá-lo e até usar um pouco dele em todo o lábio. Em seguida, passar um gloss. Esta técnica ajuda a fixar o gloss.

Blush - Um tom pêssego ou rosa claro dá um ar corado, que deixa qualquer uma mais bonita. O segredo para passar o blush é muito simples: primeiro sorria. Onde as maçãs do rosto levantarem, aplique o blush, do centro para as têmporas, onde você ficaria corada naturalmente. Se quiser aplicar só na maçã do rosto, para ficar com um ar mais romântico, também pode.

Hospedagem: UOL Host