UOL Estilo UOL Estilo

03/12/2007 - 19h34

O cabelo da hora na telinha da Globo é curto, com ou sem franjas, de fios retos ou repicados

AILTON PIMENTEL
Colaboração para o UOL

Divulgação

Mel Lisboa usa corte sem franjas e em fio reto, na novela "Sete Pecados"

Mel Lisboa usa corte sem franjas e em fio reto, na novela "Sete Pecados"

Em junho, durante as semanas de moda do Rio de Janeiro e São Paulo, as modelos Barbara Berger, Juliana Imai e Michelli Provensi chamaram atenção pela cabeleira tosada e roubaram os holofotes. Atrizes e figurinistas da Globo acreditaram no corte que segue uma linha imaginária traçada abaixo da orelha. Também conhecido pelo nome de "Bob" ou "Chanel", o penteado teve dias de glória nos anos 80 (quem não se lembra de Glória Pires, em "Vale Tudo"?) e agora deve tomar conta do Brasil.

Feito sob medida para deixar ombro e pescoço fresquinhos em altas temperaturas, o corte aparece em, pelo menos, sete atrações da emissora. A estreante Caroline Rodrigues, que vive a Domingas em "Malhação 2008", repete uma versão castanho bem claro do cabelo usado por Fernanda de Freitas, na temporada anterior da novelinha este ano. Já a nova novela das seis "Desejo Proibido" mostra que a tendência é um revival: é assim o corte da personagem de Stephany Brito, na trama ambientada na década de 30.

Mel Lisboa também aderiu ao lema "viva o curto", na novela "Sete Pecados". O cabelo de Carla, sua personagem, tem o corte sem franjas e em fio reto, colocado atrás da orelha quando a alpinista social tenta dar seus golpes. A diferença do cabelo de Mel em relação ao de Maria Paula, de Marjorie Estiano em "Duas Caras", é a parte da trás mais curtinha.

Também na trama das nove, a fashionista Júlia, da atriz Debora Falabella, tem um curto mais modernoso, com efeito repicado, com franja curta e assimétrica, e a ponta da frente mais alongada. Nos humorísticos da Globo, o "chanel" ainda é desfilado pela apresentadora Maria Paula, do "Casseta e Planeta", e Zezé Polessa, que usa "o perucão" volumoso e retinto, em "O Sistema".

A última a ostentar o novo look foi a apresentadora Glória Maria, do "Fantástico", que abandonou o corte anterior alto e volumoso e preferiu deixar os fios mais compactos e repartidos do lado, bem finalizados com a ajuda de uma escova. Como resultado final, o rosto de Glória ganhou mais destaque na tela devido à "moldura" suave e seu estilo muito mais contemporâneo.

Recentemente após suas férias da telinha, Fátima Bernardes deu o ar da graça na bancada do "Jornal Nacional" com o cabelo mais curto e levememte "manchado" com tons de marrom. Desta vez, a caixa de emails da apresentadora lotou de elogios. Bem diferente da resposta ao polêmico alisamento japonês e do corte 'playmobil' que causou comoção no país, em 2002.
Hospedagem: UOL Host