UOL Estilo UOL Estilo

30/01/2008 - 14h26

Café gelado cai no gosto do brasileiro. Conheça algumas opções

CHRIS CAMPOS
Colaboração para o UOL

Divulgação

Café latte gelado e mocha caramelo, bebidas frias do café Suplicy (SP)

Café latte gelado e mocha caramelo, bebidas frias do café Suplicy (SP)

Tomar café gelado foi, durante certo tempo no Brasil, algo um tanto esquisito. Reservado a pessoas de paladar excêntrico. Ou, na melhor das hipóteses, muito curiosas acerca de novos sabores. Mas a globalização, sempre ela, também chegou às cafeterias. E o que soava muito "normal" em outros países caiu no gosto popular também no Brasil. Hoje pouca gente torce o nariz perante uma taça de café expresso combinado com gelo. Ainda mais porque, em grande parte dos cardápios, a receita não é assim tão simplesinha.

Hoje tomar café gelado é uma delícia com mil e um ingredientes complementares. Toma-se cappuccino gelado; sorvete batido com uma dose de expresso e geralmente acompanhado de sabores doces, como chocolate ou caramelo (o famoso frappé); café com chocolate branco; leite gelado com um pingo de café (o Latte, muito cobiçado por quem gosta de sabores mais delicados)... As combinações são praticamente infinitas e dependem tanto da criatividade dos baristas quanto do gosto do freguês.

No Oscar Café, por exemplo, o grande hit é uma taça preenchida com uma combinação inusitada: café, sorvete de capim-santo e nutella - servida muito gelada, o que faz da bebida um drink dos mais fresquinhos. Já no Café Suplicy o frappé de cappuccino é o campeão de audiência. Mas há outra combinação de sucesso no cardápio de geladinhos: o mocha de chocolate, feito com uma dose caprichada de expresso, leite, calda de chocolate, cubos de gelo e chantilly para arrematar. "Hoje 30% dos cafés servidos na loja são gelados", conta Marco Suplicy, proprietário da rede. "Com a chegada do Starbucks então... ninguém mais acha estranho tomar café gelado".

De fato, a cadeia norte-americana aterrissou por aqui no ano passado com metade do jogo ganho. Quase todo mundo uma vez na vida já teve vontade de tomar o café que metade dos personagens de filmes e seriados americanos cansou de beber no cinema e na televisão. No Starbucks pode-se tomar café americano gelado, frappuccinos gordos (com muito chantilly) e magros (feitos com leite desnatado e sem chantilly por cima) e até café cor-de-rosa. O mocha branco de framboesa, feito com chocolate branco, leite, café expresso e xarope da frutinha vermelha, não deixa mentir. Já quem tem apreço pelos quitutes de nossos hermanos argentinos conta com o Havanna Café como parada das mais recomendadas. O favorito do cardápio de cafés gelados da casa é o suculento havanna shake, que combina café brasileiro com doce-de-leite argentino - para não ter como resistir.

Na contramão das receitas importadas, existem cafeterias que apostam todas as fichas em receitas 100% nacionais. É o caso do recém inaugurado N'O Café, fincado numa movimentada esquina do bairro da Vila Madalena, em São Paulo. Por lá, dá para se deliciar com cafés gelados que agradam gregos e troianos. Mas o destaque fica mesmo com o virado à paulista. O nome é uma homenagem a um dos pratos mais populares do cardápio paulistano. E a receita leva café, leite, banana e farofa de castanha de caju salpicada por cima - praticamente um lanchinho da tarde...

Há ainda a possibilidade de apelar para o "faça você mesmo", certo? Quem quiser preparar o próprio café gelado pode apostar em receitas simples. Combinar café frio, que pode ser feito no coador ou na cafeteira doméstica, com algumas pedrinhas de gelo e um pouco de leite condensado rende uma bebida muito gostosa. Outra boa pedida é guardar o café que sobrou do café-da-manhã na geladeira e, mais tarde, adicionar açúcar e um pouquinho de creme de leite fresco. Misture tudo com uma colher e você terá um café gelado caseiro dos melhores.


Serviço:

Havanna Café - www.havanna.com.br
Rua Bela Cintra, 1829, tel. 11 3082 5722

N'O Café
Rua Harmonia, 506, tel. 11 3032 4669

Oscar Café - www.oscarcafe.com.br
Rua Oscar Freire, 727, tel. 11 3063 5209.

Santo Grão - www.santograo.com.br
Rua Oscar Freire, 413, tel. 11 3082 9969
Starbucks - www.starbucks.com.br/pt-br/
Al. Santos, 1054, tel. 11 3285 2553

Suplicy - www.suplicycafes.com.br
Alameda Lorena, 1430, tel. 11 3061 0195

Chris Campos é jornalista e editora do site Casa da Chris

Hospedagem: UOL Host