UOL Estilo UOL Estilo

28/02/2008 - 20h01

Especial Organização em Casa: Como deixar em ordem os armários do quarto

CHRIS CAMPOS
Colaboração para o UOL

Denis Rodriguez/UOL

Uma boa organização permite o aproveitamento máximo do espaço

Uma boa organização permite o aproveitamento máximo do espaço

Pôr os armários da casa em ordem não é uma missão tão difícil de realizar. A partir desta semana, você vai descobrir alguns truques para conquistar armários organizados e também a mantê-los assim durante o ano inteiro. Organizar não é só coisa de gente louca por ver tudo em seus devidos lugares, mas também uma maneira de facilitar o dia-a-dia, de evitar dramas desnecessários gerados pelo caos generalizado. Tente encontrar aquela sua echarpe favorita no meio da bagunça num dia em que você está atrasada para o trabalho... Para começar, hoje o assunto é como organizar os armários do quarto. Então vamos logo ao que interessa.

O primeiro passo é tirar tudo de dentro dos armários e partir do zero. Aproveite o embalo para fazer uma limpeza geral munida de folhas de papel absorvente ou um paninho de limpeza embebido em álcool. Com tudo limpinho, arregace as mangas e inicie o trabalho.

1. Comece comprando cabides do mesmo tamanho. Eles não precisam ter necessariamente as mesmas cores, nem serem ultra-sofisticados, mas sim de tamanhos equivalentes - o que vai garantir um visual de "loja" para o seu guarda-roupa.

2. Setorize as peças conforme o seu estilo de vida. Uma arrumação padrão é reunir grupos: camisas de mangas longas, camisas de mangas curtas e vestidos de todos os tamanhos juntos num mesmo armário, por exemplo. Tudo vai depender do espaço disponível que você tiver em casa. Outro grupo de roupas que facilita a sua vida quando reunido: casaquinhos, calças, saias, bermudas e blusinhas mais incrementadas numa outra divisão do armário. Os critérios de agrupamento das peças podem variar conforme seu gosto ou suas necessidades. Reunir as peças por cores ou tamanhos também é uma boa pedida.

3. Nas gavetas, vale o mesmo princípio: peças reunidas por grupos de afinidades: camisetinhas para usar embaixo de sobreposições numa gaveta, lenços e echarpes em outra. Caixas sobressalentes viram gavetas extras quando posicionadas em espaços ociosos do armário e são ótimas para acondicionar miudezas: colares, pulseiras, flores, broches...

4. Meias ficam melhor organizadas quando enroladas e separadas por cores nas gavetas, sem a necessidade de divisórias.

5. Sutiãs e calcinhas podem ser guardados da seguinte maneira: sutiãs abertos de um lado, calcinhas dobradas e em pilhas pequenas do outro. Homens podem guardar as roupas de baixo em fileiras nas gavetas, organizadas por tamanhos e cores. Aqui também vale fazer uma organização por grupos: lingeries do dia-a-dia e para ocasiões especiais.

6. As portas dos armários podem servir de espaço extra: coloque preguinhos e pendure colares e pulseiras para facilitar a escolha. No caso de armários de homens, as laterais servem também para pendurar gravatas ou cintos com suportes específicos para esse fim.

7. O velho truque dos suportes de sapatos pendurados nas portas dos armários também funciona. Mas é importante que eles sejam transparentes, para facilitar a seleção.

8. Malhas de lã, calças e blusas de moleton ficam melhor acondicionados em prateleiras. Nas gavetas, ocupam muito espaço.

9. Camisetas vão para as gavetas sem escalas, mas dobradas de uma maneira especial, que você confere no álbum de fotos, para economizar espaço e facilitar a visualização.

10. Bolsas e nécessaries ficam bem acondicionadas em prateleiras. Melhor se estiverem sempre à mão, posicionadas de uma maneira fácil de visualizar.

11. A mesma regra das bolsas vale para colchas e cobertores, que ficam melhores em prateleiras, bem visíveis.

No álbum de fotos você encontra essas e outras dicas devidamente ilustradas. Para repetir em casa e adaptar conforme as suas necessidades.

No próximo mês, o foco da organização serão os armários da cozinha. Até lá!

Chris Campos é jornalista e editora do site Casa da Chris

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host