UOL Estilo UOL Estilo

05/05/2008 - 19h54

Fazer maquiagem completa em casa é fácil; Maquiador ensina como

DANIELA SALÚ
Da Redação

Paulo Otero/Divulgação

O maquiador Kaká Moraes, que ensina dicas para não errar em casa

O maquiador Kaká Moraes, que ensina dicas para não errar em casa

Quase toda mulher sente uma certa insegurança na frente do espelho na hora de fazer uma maquiagem completa, que vá além do batonzinho básico de todo dia. Realmente, para quem não tem prática, alguns equívocos podem acontecer. Base em um tom diferente da cor da pele, cílios grudados pelo excesso de máscara e blush marcado no estilo "boneca" são alguns erros comuns, aponta Kaká Moraes, famoso por maquiar beldades nas capas da revista Nova e maquiador oficial da Avon.

Confira no álbum de fotos e no vídeo, um passo-a-passo de uma maquiagem simples de fazer, porém com efeito sofisticado. E não se preocupe em acertar logo na primeira. "Borrou, é só corrigir e fazer novamente. Maquiagem não é um bicho de sete cabeças", diz Kaká.

1. Comece aplicando o corretivo nas olheiras, marcas de espinha e demais imperfeições, espalhando com o dedo. O produto deve ser um tom mais claro que o da sua pele, e o formato de bastão é o mais indicado para iniciantes. Não se afobe em quer cobrir tudo de uma vez, pois você ainda irá aplicar a base, que também tem um papel importante na correção da pele.

2. A base deve ser espalhada em pequenas quantidades até não ficar mais visível, com a mão ou uma esponja. Kaká Moraes sugere o uso de dois tons de base para dar mais acabamento e realçar algumas áreas do rosto. O mais claro pode ser usado abaixo dos olhos, na testa, nariz e ao longo do maxilar. Já o mais escuro é aplicado nas maçãs do rosto e pescoço. Aliás, esquecer de maquiar o pescoço é um erro comum cometido pelas mulheres.

3. Uma leve pincelada de pó no rosto ajuda a criar um efeito "mate", ou seja, sem brilho, além de manter a maquiagem por mais tempo no rosto.

4. Nos olhos, escolha uma sombra escura e aplique com um pincel fininho molhado, ao longo da raiz dos cílios, tanto nos superiores como nos inferiores. Depois, com o próprio aplicador da sombra, seco, passe o mesmo produto em toda a pálpebra até o côncavo. Para quem não sabe, é o ossinho que temos logo abaixo das sobrancelhas. Quando houver dúvida sobre até onde aplicar a sombra, use o côncavo como um limitador. Esfume a sombra também na parte inferior dos cílios.

5. Ilumine os olhos aplicando uma sombra clara ao longo da parte inferior da sobrancelha. Para o maquiador, esse recurso cria uma espécie de "efeito Botox", levantando o olhar.

6. A máscara de cílios exige "paciência e perseverança" nas palavras de Kaká Moraes. Não adianta passar só nas pontinhas. Aproveite o máximo dos pêlos, dando uma tremidinha horizontalmente para soltar os pêlos.

Divulgação

Divulgação

O blush deve ser aplicado da raiz dos cabelos em direção ao meio do rosto, para não marcar muito

7. Na hora do blush, nunca aplique diretamente o pincel na bochecha, senão o resultado é exagerado. Comece da raiz dos cabelos, na altura da orelha, em direção ao meio do rosto. Você pode aplicar também levemente no colo, testa, nariz e queixo, apenas para dar um ar mais saudável, sem marcar demais.

8. Com uma maquiagem básica nos olhos, é permitido usar uma cor mais forte na boca. O pincel labial, além de manter o batom mais tempo na boca, ajuda a definir contornos, podendo até aumentar um pouco o limite do lábio, criando o efeito "bocão". Sem exagerar, acerte o acabamento da boca passando um cotonete na linha externa dos lábios.

9. Tenha sempre um cotonete à mão. Em caso de erro, não é preciso tirar toda a maquiagem já feita. Basta corrigir o problema com a ponta do cotonete, girando-o no local levemente, sem eliminar a maquiagem que está embaixo.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host