UOL Estilo UOL Estilo

08/09/2008 - 16h07

Inox, alumínio, antiaderente ou ferro? Entenda as diferenças entre os tipos de panelas e veja opções

CHRIS CAMPOS
Colaboração para o UOL

Divulgação

As panelas da marca francesa Le Creuset são feitas em alumínio reforçado e ferro fundido

As panelas da marca francesa Le Creuset são feitas em alumínio reforçado e ferro fundido

Ter opção de sobra, para escolher à vontade, é sempre bom. Mas às vezes confunde a cabeça do consumidor. Especialmente no quesito utilidades domésticas. Hoje, não basta só pedir ao vendedor um bom jogo de panelas. É preciso saber de que material elas são feitas, se a modernidade vendida na embalagem corresponde à praticidade no dia-a-dia, se o preço envolve apenas a beleza da panela ou equivale em qualidade...

É bom saber que as panelas se dividem basicamente em cinco categorias: as feitas com aço inox, as de alumínio, as revestidas com algum tipo de material antiaderente, as de ferro fundido e as de ferro. O que difere uma da outra é a matéria-prima empregada e o que elas podem fazer pelo sucesso dos pratos ali preparados.

A chef Andrea Kaufmann, da AK Delicatessen, é uma defensora ferrenha da qualidade do material que entra na cozinha de seu restaurante. Por lá, ela utiliza panelas com fundo triplo (feitas com duas camadas de aço inox e uma de alumínio no "recheio"), de alumínio reforçado e de ferro fundido (as mais cobiçadas por profissionais e gourmets são as da marca francesa Le Creuset, mas há similares nacionais).

Divulgação

Divulgação

Caçarola da linha Trix da Tramontina, com assinatura do chef Alex Atala: aço inox com revestimento triplo em toda a panela


"Panelas de ferro fundido e de aço inox garantem um cozimento melhor dos alimentos por propiciarem uma melhor distribuição de calor durante o preparo", explica a chef. "Além disso, são panelas duráveis e que não deixam resíduos de materiais na comida, o que não é lá muito saudável". Andrea não utiliza panelas de alumínio convencional justamente por isso, mas recomenda as de alumínio reforçado, como as da marca Nitinan: "Elas são feitas com um material de melhor qualidade e têm fundo triplo, como as de aço inox".

Já em casa, Andrea gosta de preparar receitas tradicionais, como moqueca, em panelas de barro - que "deixam um gostinho nostálgico na comida" e também nas de ferro: "Adoro usar chapas e grelhas de ferro para preparar peixes e carnes, mas é preciso tomar cuidado com a manutenção das peças". Ela explica que panelas de ferro são excelentes, mas não podem ser guardadas úmidas e devem ser cobertas com uma camada de óleo para garantir que não enferrujarão enquanto não estiverem sendo utilizadas.

O chef Alex Atala, do estrelado D.O.M. é outro defensor dos modelos de aço inox. Não por acaso colocou sua assinatura na recém-lançada linha de panelas Trix, da Tramontina - que têm não só o fundo triplo, mas o corpo inteiro recheado com camadas de aço inox e alumínio. "A boa distribuição do calor durante o preparo dos pratos é a principal vantagem de uma panela com esse perfil", explica Atala. "Elas demoram mais para ficar aquecidas, mas mantêm o calor por muito mais tempo e de maneira homogênea".

Divulgação

Divulgação

Kit de panelas Click and Cook, da marca italiana Ballarini: cabo dobrável para economizar espaço no armário



As panelas revestidas com antiaderente também têm seu séqüito de seguidores. Principalmente por serem muito práticas na hora de lavar. Os alimentos não grudam e a limpeza é feita de maneira rápida. Elas também oferecem a vantagem de não deixar resíduos nos alimentos, já que a camada de antiaderente se sobrepõe à de alumínio. É preciso ficar atenta, porém, à manutenção das panelas: lavar com produtos não-abrasivos e não utilizar esponjas de aço em hipótese alguma. Quando o revestimento se vai, a camada de alumínio fica aparente e a função de não deixar os alimentos grudarem na panela está perdida. Entre as marcas nacionais que oferecem panelas luxuosas com esse perfil está a Panex - que oferece, além do antiaderente, o sistema Thermo Spot nas panelas das linhas Easy Grip e Olive - que permite saber a hora exata para iniciar o preparo dos alimentos.

Ciente das qualidades das panelas disponíveis no mercado é só escolher a que melhor se encaixa no perfil da sua cozinha. No álbum de fotos você confere algumas das boas opções que já estão nas lojas.

SERVIÇO

Art Mix: www.artmix.com.br

Clock: 0/XX/11 2915-4400 (Grande São Paulo) ou 0800-197111 (demais regiões) www.clock.com.br

Espaço Santa Helena: 0/XX/11 3842-3200

Panex: 0/XX/11 2915-4400 (Grande São Paulo) ou 0800-195444 (demais regiões) www.panex.com.br

Pepper: 0/XX/11 3073-0333

Rochedo: 0/XX/11 2915-4400 (Grande São Paulo) ou 0800-194333 (demais regiões)

Tramontina: www.tramontina.com.br

Chris Campos é jornalista, editora do site Casa da Chris

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host