UOL Estilo UOL Estilo

06/11/2008 - 06h00

Tradicional hamburgueria americana, P.J. Clarke's inaugura primeira filial fora de NY em SP

FERNANDA SCHIMIDT
Da Redação

Divulgação

Hambúrgueres são o carro-chefe do cardápio do P.J. Clarke's

Hambúrgueres são o carro-chefe do cardápio do P.J. Clarke's

Seguindo grandes redes gastronômicas norte-americanas como Applebee's, Burger King, T.G.I. Friday's e Starbucks, o restaurante P.J. Clarke's chega ao Brasil e inaugura nesta sexta-feira (7) uma casa no Itaim, bairro de São Paulo. A diferença para os conterrâneos-concorrentes: esta é sua primeira unidade fora de Nova York.

O P.J. Clarke's é uma das mais tradicionais e famosas hamburguerias dos Estados Unidos. Criada em 1884, na Terceira Avenida, em Manhattan, a casa conta atualmente com três estabelecimentos na cidade de Nova York.

A chegada a São Paulo partiu da empresária Maria Rita Pikielny Marracini, freqüentadora do restaurante há 20 anos. "Estava buscando oportunidades de negócios e calhou de o Phillip [Scott, um dos sócios nos EUA] estar procurando expandir a casa", contou ela. "Há duas razões para a vinda para São Paulo: a minha mulher vem bastante para o Brasil e gostamos muito daqui; e o Patrick [Boyle, outro proprietário] está solteiro, então precisamos arrumar uma mulher para ele", brincou Scott, durante um coquetel pré-inauguração na semana passada.

O projeto para a filial brasileira durou dois anos, com pesquisas de qual seria a região ideal para abrigar o restaurante, quais adaptações seriam feitas ao menu, de onde viria a carne etc. Por mesclar o lado residencial com o comercial e alto poder aquisitivo - "parece mais com o Soho para mim", disse Scott -, o Itaim foi o bairro escolhido para receber a casa, que teve projeto arquitetônico de Chantal e Steffan Alexander, da EVP Engenharia. "Quisemos fazer uma simbiose do ambiente das três casas e tropicalizá-las para o Brasil. É um pedaço de Manhattan, que ao mesmo tempo homenageia São Paulo, como a bandeira da cidade que colocamos na parede", explicou a arquiteta.

Já o cardápio foi desenvolvido em parceria com o chef brasileiro Bruno Fischetti, após passar um período estudando a cozinha dos três endereços norte-americanos. "Quis dar um toque brasileiro e manter o padrão da casa. Por isso coloquei alguns pratos de peso nacional, como pastel, bolinho de arroz e torta de carne seca", disse ele. O hambúrguer, carro-chefe do P.J. Clarke's, é criado a partir de uma fórmula exclusiva e feito com carne argentina.

A popularidade do restaurante é refletida nas menções em filmes e seriados. Entre seus clientes fictícios estão os jovens de "Gossip Girl" e personagens de "Mad Men"; já no filme "Show Bar", um time do P.J. Clarkes foi enfrentado pelas garçonetes do salão Coyote Ugly.

A decoração da casa paulistana reflete esta proximidade com os ricos e famosos norte-americanos. Quadros negros pendurados nas paredes reúnem frases célebres, como a dita por Nat King Cole e escrita em inglês: "O sanduíche de bacon do P.J. Clarke's é o cadillac dos hambúrgueres".

A primeira filial do restaurante fora de Manhattan estará aberta a partir das 12h desta sexta-feira (7).

Para entrar no clima das lanchonetes tradicionais, o UOL Estilo montou um álbum-enquete que traz os clássicos dos chamados "american diner". Conheça os pratos e vote no seu favorito.

Serviço:
P.J. Clarke's
Quando: A partir de 7/11, 12h às 2h
Onde: Rua Dr. Mario Ferraz, 568, Itaim, São Paulo
Telefone: 11 3078-2965

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host