UOL Estilo UOL Estilo

24/11/2008 - 06h30

Maquiagem de formatura vai ficar para sempre na foto. Veja dicas para arrasar na festa

LETÍCIA RODRIGUES
Colaboração para o UOL

Eduardo Delfim/UOL

Maquiagem de formatura exige cuidado com tendências de curto prazo
Como em qualquer grande festa, as de formatura, que chegam com a proximidade do fim do ano, exigem um cuidado especial com a maquiagem. Além da preocupação com a durabilidade e a composição harmoniosa com a roupa, é bom lembrar que aquele look ficará registrado em fotos para sempre. "Pode ter uma pincelada de tendência mas de uma maneira que, em dez anos, a pessoa se olhe nas fotos e se sinta bem", afirma o maquiador Marcos Costa.

Entre as tendências que estão em alta agora, ele cita os tons de bronze e "chiclete" (vibrante, pop), em variações de pink, azul, verde e turquesa. "São cores modernas, que combinam com vários tons de pele e com a idade das garotas que estão se formando", comenta.

O mais importante para compor o look, especialmente para quem não tem muita prática com maquiagem, é fazer escolhas que combinem com a personalidade. "Nem sempre o que é moda combina com a gente. Para não errar, é fundamental escolher uma área do rosto para destacar. Podem ser os olhos ou a boca, por exemplo", diz Costa, que optou por destacar os olhos no passo-a-passo de maquiagem de formatura feito para o UOL.

Como em qualquer make de festa, a preparação da pele é fundamental para que ele dure. Base líquida para garotas com pele oleosa e compacta em creme para as com pele seca, seguida de pó solto ou compacto permitem melhor fixação dos produtos que serão usados a seguir, além de proporcionarem hidratação e uniformização da cor da pele. "A base deve ser aplicada em movimentos ascendentes, respeitando a musculatura do rosto, e o pó, com um pincel, para ficar mais natural", afirma Costa.

Em seguida, é a hora de cuidar dos olhos, o ponto de destaque deste look. O preto é sofisticado e adequado para a noite e cobre toda a pálpebra móvel - da raiz dos cílios até a dobra do olho - primeiro em uma sombra em pó e, depois, em uma sombra cremosa por cima, dando um efeito vinil, com um leve brilho.

Para dar um toque mais contemporâneo, um lápis azul na parte externa da pálpebra inferior quebra o efeito pesado do preto, ilumina o olhar e confere jovialidade ao look. Em seguida, o lápis preto na parte interna da mesma pálpebra e o rímel preto nos cílios realçam ainda mais os olhos. Por último, um blush bronze e um batom cor de boca finalizam o make.

Esta composição pode ser adaptada de acordo com a personalidade de cada garota. As mais discretas, por exemplo, podem aplicar uma quantidade menor de sombra preta esfumada no canto externo superior dos olhos. Já as modernas podem trocar o preto por uma sombra colorida na pálpebra superior, compondo com um lápis preto ou de outra cor na pálpebra externa inferior.

As cores da maquiagem podem ou não combinar com a do vestido. "Isso depende do gosto de cada um. Eu, pessoalmente, acho mais interessante quando não está tudo combinando", conclui o maquiador.

Créditos:
Foto: Eduardo Delfim
Criação de beleza: Marcos Costa
Modelo: Barbara Cavazotti - Way Models
Casting: Marcia Paiva
Agradecimentos: Daniel Alves e Jo Silva

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host