UOL Estilo UOL Estilo

04/02/2009 - 06h00

Perfumes para o verão trazem mais suavidade e frescor; veja opções de fragrâncias

DANIELA SALÚ
Da Redação
Perfumar-se no verão não é pecado, mas exige um pouco de cuidado. Com as altas temperaturas, o aroma evapora com mais facilidade, podendo transformar uma fragrância agradável em um tormento olfativo para quem está por perto. Os especialistas em perfumaria indicam o uso de aromas mais leves e refrescantes para esta época do ano, principalmente em forma de colônia ou splash, que contêm uma concentração menor de fragrância.

Fotos: Veja opções de perfumes femininos, masculinos e unissex para o verão

Stock Images

Stock Images

Notas de frutas cítricas são comuns nas fragrâncias de verão


Há pelo menos uma década, o mercado de perfumaria vem investindo em lançamentos específicos para a estação, com fragrâncias mais frescas e leves, deixando um pouco de lado itens mais pesados como baunilha, incenso, mirra, madeiras e resinas.

Os perfumes para as altas temperaturas apostam em notas cítricas e aromáticas, especialmente nas opções masculinas, com notas de bergamota, laranja, mandarina, limão, manjericão, tomilho e louro. Nas femininas, frutas como framboesa, lichia e pêssego, são combinadas a flores mais suaves, como rosa, peônia, jasmim. Lavanda e notas aquáticas, que remetem ao mar, também são presenças garantidas nas fragrâncias do verão.

Veja no álbum de fotos algumas sugestões de fragrâncias masculinas, femininas e unissex para a estação, e confira abaixo as sugestões para usar bem o seu perfume no calor intenso:

- Perfume e praia (ou piscina) não combinam definitivamente. O líquido pode reagir sob o sol causando vermelhidão, ardência, alergia e manchas;

- Você pode reservar o uso de fragrâncias mais densas para o período noturno, quando as temperaturas costumam amenizar um pouco;

- Se você prefere continuar usando o perfume de sempre, ao invés de uma versão de verão, reduza a dose, retocando-a ao longo do dia, em intervalos de cerca de quatro horas. É uma opção melhor do que de carregar no perfume logo cedo para que ele dure toda a jornada;

- Não tenha medo de usar toda uma linha com a mesma fragrância, como sabonete, loção cremosa e o perfume. Dificilmente o aroma dos produtos se somará ao ponto de ficar excessiva;

- O uso contínuo de um mesmo perfume provoca o que os especialistas chamam de "saturação olfativa", ou seja, você não percebe mais a fragrância com a mesma intensidade, e acaba exagerando na dose. Estabeleça um número fixo de borrifadas para não causar desconforto nas pessoas próximas a você - pode ser uma atrás de cada orelha e em cada pulso.

- Outra maneira de usar o seu perfume favorito é borrifar uma "nuvem" no ar e atravessá-la. Desta forma, você vai exalar o aroma com mais suavidade.





Consultoria:
Eurico Mazzini, perfumista da casa de fragrâncias Drom
Milena Siqueira, gerente de marketing da casa perfumista Givaudan
Renata Ashcar, autora do "Guia de Perfumes" (Duetto Editorial) e de "Brasilessencia: A cultura do perfume" (Best Seller)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host