UOL Estilo UOL Estilo

13/03/2009 - 10h51

Peças de acrílico dão toque divertido à decoração; veja como usar

CHRIS CAMPOS
Colaboração para o UOL
É preciso um tantinho de ousadia e olhar cuidadoso para saber misturar peças na decoração. Quando a mistura funciona, porém, o acrílico vira estrela da vez em qualquer ambiente. Seja em peças transparentes, que dão a impressão de móveis "invisíveis" - não por acaso uma das linhas criadas por Philippe Starck para a Kartell vem acompanhada da palavra "ghost" (fantasma) -, ou nas versões coloridas translúcidas. O acrílico é divertido por essência. Virou pop entre o final dos anos 50 e começo dos anos 60, quando cadeiras com assinaturas famosas, como a Champanhe, de Erwine & Estelle Laverne (1957) e a Contour, de David Colwell (1968) causaram frisson no universo decorativo. E resiste incólume até hoje, livre de adjetivos pouco nobres. Em outras palavras, o acrílico nunca "datou".

Fotos: Veja peças em acrílico para decorar a casa

Divulgação

Divulgação

Mesa de canto Sagu, da designer Bianca Barbato, recheada com bolinhas plásticas: R$ 997


A maior prova é que apostas na matéria-prima (também reconhecida tecnicamente por nomes como polimetil-metacrilato e policarbonato) seguem firmes e fortes em plenos anos 00. Peças dos mais variados modelos, e com funções das mais versáteis, pipocam nas lojas a cada temporada. Itens de acrílico recortado e backlights (caixas de acrílico recheadas com lâmpadas) estão entre as aplicações decorativas mais recentes. O acrílico é associado ao lúdico. Lembra móveis de brinquedo. Não é por acaso, portanto, que as peças feitas com o material quase sempre seguem a linha do divertido. Aqui no Brasil, a designer Bianca Barbato é uma que aposta sem medo nessa característica do acrílico. São dela criações como a linha de mesas Sagu, recheadas com esferas plásticas, as mesmas usadas em piscinas de bolinhas de parques infantis. Os designers do Studio Dupla são igualmente fãs de opções inventivas que despertam sorrisos à primeira vista. São deles peças como a luminária Lâmpada e o Relicário-backlight, com diversas opções de lâminas frontais com imagens de santos - praticamente um altar randômico.

Utilitários de acrílico também mantêm o apelo pop há anos. A Coza lançou no ano passado a linha Due, de potes organizadores de acrílico colorido e reapresentada com destaque de estréia na edição mais recente da Gift Fair, realizada no início do mês. Na Utilplast, acessórios de cozinha, como cúpulas para cobrir bolos e tortas, estão em constante exibição nas prateleiras. No quesito "utilitários para usar à beira da piscina", o acrílico é praticamente um clássico. Outra característica do material é o frescor que ele confere aos ambientes.

Modo de usar
Ok, tudo muito divertido. Mas como mesclar peças de acrílico à decoração? O dilema decorativo depende exclusivamente do bom-senso do decorador-amador que habita cada um de nós. A não ser que você seja candidato a morador de um estande de mostra de decoração, ninguém elege peças de acrílico como a mobília básica de um ambiente. Um dos trunfos do acrílico é justamente a pitada divertida que uma ou outra peça confere a um espaço. Uma mesinha lateral ao lado de uma cama-box pode cair como uma luva em um quarto que precise de um pouco de cor ou de bom humor. Numa sala de estar, uma poltrona ou duas cadeiras de acrílico se transformam em interessantes focos de todas as atenções. Ambientes pequenos ganham leveza quando móveis tradicionais são misturados a uma mesinha central de acrílico transparente. Uma luminária de acrílico postada em um ponto estratégico da cozinha e pronto: você acrescentou um quê diferente, fora do habitual, que, por si só, já vale a experiência.

SERVIÇO

Bertolucci www.bertolucci.com.br
Bianca Barbato www.biancabarbato.com
Kartell Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2138, Jardim Paulistano, São Paulo (SP). Tel. 0/XX/11 3083-7511
Maria Jovem www.mariajovem.com.br
Studio Dupla http://studiodupla.blog.terra.com.br
Utilplast www.utilplast.com.br

Chris Campos é jornalista e editora do site Casa da Chris

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host