UOL Estilo UOL Estilo

27/10/2009 - 07h00

Máscaras caseiras trazem de volta brilho, força e saúde dos cabelos; veja receitas

ISABELA LEAL
Colaboração para o UOL
É antigo o recurso de aplicar máscaras caseiras nos cabelos, preparadas com ingredientes que temos na geladeira. Mas esse velho hábito ganhou cara nova e foi turbinado com ingredientes terapêuticos para o tratamento dos fios, como é o caso das sementes de lavanda, que além de revitalizantes, são regeneradoras e cicatrizantes, aliviando irritações. "São itens que encontramos facilmente em lojas de produtos naturais. E o melhor: além de não terem um custo alto, ainda são comercializados em pequenas porções, podendo ser adquiridos na quantidade exata, recomendada na receita - o que elimina o risco de desperdício", conta a esteticista Candida Camelo, professora do SENAC Copacabana, do Rio de Janeiro.

Outro ponto importante é lembrar que as máscaras devem ser aplicadas nos cabelos imediatamente após o seu preparo. "Caso não seja possível, elas devem ficar na geladeira no máximo por três dias", alerta a engenheira química, especializada em cosmetologia, Sonia Corazza, de São Paulo. "O ideal é preparar, utilizando ingredientes frescos e perfeitos, e aplicar nos fios prontamente", sugere Sonia, lembrando que para evitar surpresas desagradáveis é bom fazer um teste aplicando um pouquinho do creme no antebraço e aguardando 24h para ver se há alguma reação alérgica. Se não houver, fica liberada para o uso nos cabelos e couro cabeludo.
  • Getty Images

    Máscaras capilares são incrementadas com ingredientes terapêuticos como a lavanda

Veja abaixo 10 sugestões de máscaras de cinco especialistas do Rio de Janeiro e São Paulo.

Máscara de argila
Indicação: para cabelos com raiz oleosa e calvície
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de argila
1/2 xícara (chá) de água mineral sem gás
Como fazer: misture os dois ingredientes mexendo bem até ficar bem homogêneo.
Como aplicar: com o auxílio de um pincel, aplique essa pasta no couro cabeludo e nos cabelos previamente lavados com xampu para cabelos oleosos. Deixe agir por 20 minutos. Retire a máscara com água corrente e lave os fios com xampu neutro. Se os cabelos estiverem muito ressecados nesse momento, após o xampu, aplique um creme hidratante e enxague completamente. Repita a aplicação uma vez por semana, durante seis semanas.
Efeito nos fios: os cabelos oleosos ficam muito mais saudáveis, assim como o couro cabeludo. Essa máscara previne a queda dos fios, principalmente aquela proveniente da obstrução dos poros, causada pelo excesso de oleosidade, que será controlada pela ação da argila.
Receita de Sheila Bellotti, Terapeuta Capilar, especializada em cosmetologia, do Rio de Janeiro

Máscara hidratante e reestruturante
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de óleo de coco
1 colher (sopa) de polpa de babosa
200 ml de água de coco natural
Um borrifador de água
Como fazer: em uma vasilha pequena, misture os dois ingredientes, mexendo bem até formar um creme homogêneo.
Como aplicar: divida os cabelos limpos - lavados apenas com xampu, sem condicionador - em partes iguais. Com um pincel ou com a ponta dos dedos aplique o creme, como se fosse uma coloração. Atenção: todos os fios devem ser cobertos. Envolva a cabeça com um filme plástico e deixe agir por 20 minutos. Retire a máscara com água fria. Dê uma borrifada nos fios com água de coco e deixe secar ao natural. Repetir o processo a cada 15 dias.
Efeito nos fios: o principal objetivo desta máscara é hidratar os cabelos, aumentando o brilho e a maciez. Por isso, ela é indicada para cabelos que passaram por processos químicos como escovas químicas, colorações e relaxamentos. Quem pratica esporte aquático, e expõe os cabelos ao cloro e sal, também tem benefícios - o óleo de coco ajuda a manter a hidratação natural e amacia o fio, por conter diversos elementos nutritivos, como magnésio, potássio, cálcio e ferro.
Receita de Sheila Bellotti, Terapeuta Capilar, especializada em cosmetologia, do Rio de Janeiro

Máscara revitalizante de mel e aveia
Ingredientes:
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de aveia
1 xícara (chá) de chá verde
1 xícara (chá) de chá de hortelã
Azeite extra virgem à vontade
Como fazer: misture o mel, a aveia e o chá verde até ficar com a consistência de uma pasta. Reserve o chá de hortelã e o azeite de oliva.
Como aplicar: antes de qualquer coisa, com uma porção de algodão, aplique o chá de hortelã em todo o couro cabeludo, separando os fios por mechas, para promover uma limpeza profunda. Com as pontas dos dedos, também sobre o couro cabeludo, friccione cada pedacinho da cabeça por 3 segundos para estimular a circulação sanguínea local. Em seguida, mergulhe os dedos em uma porção de azeite e friccione em movimentos rotativos em sentido horário, indo das têmporas ao topo da cabeça, exercendo uma pressão média. Faça o mesmo nas demais áreas do couro cabeludo. Feito isso, divida o cabelo em diversas partes e aplique a pasta de mel, aveia e chá verde. Repita esse processo a cada 15 dias.
Efeito nos fios: o óleo de oliva é desintoxicante e ajuda a remover as impurezas da pele. A massagem local traz alívio e bem-estar profundo. Quanto mais tensionar e distensionar a musculatura, liberando a circulação, mais aumenta os nutrientes do bulbo e previne a queda de cabelo, deixando os fios mais fortes. Muitas vezes o couro cabeludo apresenta "crostinhas" ou caspas que na verdade é resultado de estresse pela tensão do dia-a-dia. A higiene do couro cabeludo vai eliminar essas casquinhas e o mel, rico em proteínas; o chá verde, eficiente antioxidante em nível celular; e a aveia, rica em vitamina E; juntos vão ajudar na regeneração do couro cabeludo.
Receita de Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga, de São Paulo

Máscara para fios mais fortes
Ingredientes:
8 pedaços de abóbora do tamanho de uma jabuticaba
1 colher (sopa) de mel
1 copo (200 ml) de água
Como fazer: leve a abóbora, a água e o mel ao fogo. Espere ferver e deixe por 30 minutos. Bata no liquidificador até ficar um creme.
Como aplicar: aplique em todo o couro cabeludo e também no comprimento dos fios. Deixe agir por 15 minutos e em seguida retire lavando com o xampu e o condicionador habituais. Repita o processo a cada 15 dias.
Efeito nos fios: a abóbora, rica em caroteno, vai aumentar a resistência do fio, principalmente em relação aos efeitos danosos provocados pelo sol e ao ressecamento causado pelo vento.
Receita de Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga, de São Paulo

  • Getty Images

    A babosa hidrata e dá brilho e força aos cabelos

Máscara para brilho e força
Ingredientes:
4 folhas de babosa cortadas ao meio
1 cenoura média ralada
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
Como fazer: retire a mucilagem (parte viscosa) da babosa e misture bem com a cenoura. Esprema o líquido que se formou. Adicione o vinagre a este creme até formar uma pasta homogênea.
Como aplicar: aplique sobre os fios limpos e espalhe com a ajuda de um pente de dentes largos. Deixe agir por 15 minutos e enxágue. Repita o processo a cada 15 dias.
Efeito nos fios: o ácido hialurônico contido na babosa, juntamente com o poder restaurador da pró-vitamina A da cenoura, faz com que o fio mantenha sua resistência natural, assim como a força e o brilho originais.
Receita de Sonia Corazza, engenheira química, especializada em cosmetologia, de São Paulo

Máscara hidratante e fortalecedora
Ingredientes:
1 copo de iogurte integral sem sabor
1/2 manga rosa
1 colher (café) de óleo de girassol
Como fazer: bata no liquidificador o iogurte e a manga. Acrescente o óleo de girassol. Esprema para retirar o líquido excedente.
Como aplicar: aplique sobre os fios limpos e espalhe com a ajuda de um pente de dentes largos. Deixe agir por 15 minutos e enxágue.
Efeito nos fios: o ácido lático do iogurte é um microesfoliante natural que vai melhorar a homogeneidade e textura do fio. A manga contém vitaminas e minerais que mantêm a hidratação e flexibilidade, ajudando na reposição estrutural do cabelo.
Receita de Sonia Corazza, engenheira química, especializada em cosmetologia, de São Paulo

Máscara adstringente
Ingredientes:
1 copo de iogurte natural
2 colheres (chá) de argila negra
1 colher (chá) de semente de lavanda
Um socador de limão
Como fazer: com o socador de limão, macere as sementes de lavanda em um pote de vidro, até começar a liberar um óleo. Adicione o iogurte e misture bem. Acrescente a argila aos poucos até formar uma pasta.
Como aplicar: aplique em mechas, partindo do couro cabeludo até as pontas. Depois, friccione o couro cabeludo por 2 minutos e deixe a máscara agir por 5 minutos. Retire com água fria, fazendo uma massagem com movimentos circulares em toda a cabeça. Repita a aplicação a cada 10 dias.
Efeito nos fios: a hidratação dos cabelos fica por conta do iogurte, que também equilibra o ph do fio, tornando-o menos suscetível aos fatores externos como sol, vento e poluição. A argila negra tem propriedades adstringentes, revitalizantes e fungicidas, promovendo uma limpeza profunda e evitando o aparecimento de fungos e outras impurezas no couro cabeludo, beneficiando os cabelos oleosos. E a lavanda, além de revitalizante, é regeneradora e cicatrizante, aliviando irritações.
Receita de Candida Camelo, esteticista e professora do SENAC Copacabana, do Rio de Janeiro

Máscara revitalizante com semente de girassol e linhaça
Ingredientes:
1 copo de iogurte natural
1 colher (chá) de mel
1 colher (chá) de semente de girassol sem casca
1 colher (chá) de semente de linhaça
50 ml de água
Como fazer: bata no liquidificador as sementes de girassol e a água. Deixe descansar por 10 minutos e acrescente o mel e o iogurte, mexendo bem até misturar completamente.
Como aplicar: aplique em mechas partindo do couro cabeludo às pontas. Deixe por 10 minutos e retire com água fria, fazendo movimentos circulares no couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea local. Repita este procedimento a cada 15 dias.
Efeito nos fios: os fios tingidos e ressecados são os mais beneficiados por essa máscara, já que sua principal característica é hidratar e revigorar os cabelos secos e com química. O iogurte hidrata e equilibra o ph do fio. O mel também é um eficiente hidratante e funciona como um peeling enzimático, ou seja, promove uma renovação celular levando à regeneração dos fios. As sementes de girassol e linhaça têm efeito hidratante e reconstrutor.
Receita de Candida Camelo, esteticista e professora do SENAC Copacabana, do Rio de Janeiro

Máscara nutritiva
Ingredientes:
1 colher (sopa) de mel
1/2 pote de iogurte natural
1/4 de abacate amassado
Como fazer: misture os três ingredientes até formar um creme homogêneo.
Como aplicar: aplique no cabelo limpo e úmido, deixe agir por 20 minutos, de preferência com uma touca térmica, para potencializar o efeito dos ingredientes. Retire com água corrente e lave com o seu xampu habitual. Repita o processo a cada 15 dias.
Efeito nos fios: a vitamina A, presente no iogurte, melhora a saúde dos cabelos; e a combinação com o mel e o abacate torna essa mistura ainda mais nutritiva. As vitaminas do complexo B, também presentes no iogurte, proporcionam energia e oxigenam as células capilares, deixando os fios macios e saudáveis, principalmente os desgastados por química. O pólen do mel contém proteínas e sais minerais que fortificam os cabelos.
Receita de Lorice Miguel, fisioterapeuta dermato-funcional, de São Paulo

Máscara hidratante
Ingredientes:
1 gomo de babosa
1 ovo
2 colheres (sopa) de creme hidratante capilar
Como fazer: no liquidificador bata os três ingredientes até misturar bem.
Como aplicar: aplique sobre os cabelos úmidos e deixe agir por 20 minutos. Retire com água morna e lave com o seu xampu habitual. Repita o procedimento a cada 15 dias.
Efeito nos fios: a babosa estimula a renovação das células capilares, além de ser profundamente adstringente, nutritiva e hidratante para os fios - sendo perfeita para os cabelos desidratados.
Receita de Lorice Miguel, fisioterapeuta dermato-funcional, de São Paulo

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host