Vida saudável

4 receitas de bolo sem glúten e sem lactose

iStock

Do UOL

As dietas sem glúten e sem lactose estão em alta, isso porque é comum as pessoas terem algum grau de intolerância ao leite, o que acaba causando inchaços e retenção de líquido, entre outros. Já o glúten, proteína encontrada na maioria dos cereais, está presente nas fontes de carboidrato mais comuns: pães, bolos e massas, por exemplo. Ou seja, se você tirá-lo do seu cardápio, vai, consequentemente, cortar um monte de coisas gostosas e acabar emagrecendo. Mas é possível comer algo apetitoso, mesmo abrindo mão de glúten e lactose. Veja essas quatro opções de bolos a seguir:

  • Divulgação/Daya & Ture

    Bolo de Abóbora e Castanha-do-Pará

    Ingredientes: 2 ½ xícaras de chá de abóbora crua e sem casca; 1 ½ colher de sopa de açúcar de coco (na hora de cozinhar a abóbora); 2 lascas de canela em pau; 3 ovos; 3 colheres de sopa de óleo de coco; 1 ½ xícaras de farinha de arroz; 1 xícara de chá de açúcar de coco; 1 colher de sopa de fermento em pó; 1 xícara de chá de castanha-do-pará picada; 1 colher de sobremesa de canela em pó; 1 pitada de sal rosa do Himalaia e ½ colher de chá de noz-moscada ralada. Modo de preparo: em uma panela, junte a abóbora, o açúcar de coco, a canela em pau e água (o suficiente para cobrir e cozinhar a abóbora). Assim que a abóbora estiver macia, escorra, retirando a canela. Bata a abóbora, o óleo e os ovos no liquidificador. Junte a farinha, o açúcar, canela em pó, noz-moscada, o sal e a castanha picada em uma tigela. Acrescente aos poucos a mistura de abóbora e misture bem, com uma colher, sem bater. O fermento vai por último. Despeje em assadeira untada e polvilhada com um pouco de farinha de arroz. Coloque no forno pré-aquecido a 180ºC e asse até dourar por cerca de 30 a 40 minutos. Fonte: Daya & Ture.

    Imagem: Divulgação/Daya & Ture

  • Divulgação/GNT

    Bolo de Cacau

    Ingredientes do bolo: 1 xícara de óleo de coco; ½ xícara de açúcar mascavo; ¾ de xícara de água; 2 xícaras de farinha de aveia sem glúten; 2 xícaras de farinha de arroz integral; 1 xícaras de cacau ou cupuaçu em pó; 2 colheres de chá de linhaça dourada; 1 ½ xícara de leite de amêndoa (temperatura ambiente) e 1 colher de sopa rasa de fermento químico. Ingredientes da calda: 1 ½ xícara de melado de cana; 1 xícara de cacau (ou alfarroba ou cupuaçu em pó); 1 colher de sopa de óleo de coco ou ghee e ¼ de copo de leite de amêndoa (para dar o ponto). Modo de preparo: deixe a farinha de linhaça de molho na água por dez minutos. Em um liquidificador, bata o óleo e o açúcar e depois acrescente a linhaça. Bata bem. Acrescente as farinhas aos poucos, até incorporar toda a massa. Coloque o cacau e misture bem. Depois acrescente o leite de amêndoa e o fermento. Unte a forma com óleo de coco e farinha de arroz e coloque para assar por aproximadamente 50 minutos. Para fazer a calda: basta misturar tudo até formar uma calda. Fonte: Bela Gil.

    Imagem: Divulgação/GNT

  • Divulgação/Lilóri

    Bolo de Laranja com Chocolate

    Ingredientes do bolo: 150 ml de suco de laranja; 2 xicaras da farinha de arroz; 2 ovos; 2 colheres de sopa de farinha de linhaça; 1 xícara de açúcar demerara; ½ xícara de óleo de coco e 1 colher de sopa de fermento. Ingredientes do ganache: 250g de chocolate em barra sem glúten e leite; 1 xícara de amêndoas; 3 colheres de sopa de óleo de coco; 1 colher de café de essência de baunilha e ½ xícara de polpa de biomassa de banana verde ralada. Modo de preparo da massa: bata no liquidificador apenas as gemas dos ovos (separe as claras), açúcar, óleo e suco de laranja. Em outra travessa, misture as farinhas e o fermento. Incorpore a mistura do liquidificador na mistura seca. Por último, adicione a clara em neve. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus e asse por aproximadamente 40 minutos. Modo de preparo da cobertura: junte todos os ingredientes em uma panela em fogo baixo e mexa até que a calda fique homogênea. Coloque a ganache por cima do bolo. Enfeite com morangos, se quiser, e sirva. Fonte: Lilóri.

    Imagem: Divulgação/Lilóri

  • Junior Lago/UOL

    Petit Gâteau de Chocolate

    Ingredientes da massa: 250 gramas de chocolate 75% cacau sem traços de leite; 170 gramas de manteiga ghee; 4 ovos; 4 colheres de sopa de açúcar demerara; 2 colheres de sopa de farinha de arroz e 2 colheres de sopa de fécula de batata. Ingredientes da cobertura: ½ xícara de chá de cacau 100% sem açúcar; ½ xícara de chá de chocolate em pó 50% cacau; 1 xícara de chá de açúcar demerara; 1 xícara de chá de leite de amêndoas e 3 colheres de sopa de manteiga ghee. Modo de preparo da massa: derreta o chocolate em banho-maria e adicione a manteiga ghee até formar um creme liso e brilhante. Reserve. Bata os ovos com o açúcar demerara e depois misture ao chocolate. Por último, coloque a farinha de arroz e a fécula. Distribua em forminhas já untadas com ghee e leve ao forno preaquecido a 250°C por sete minutos. Cobertura: leve todos os ingredientes ao fogo e deixe ferver e engrossar levemente por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Deixe na geladeira até o Petit Gâteau ficar pronto. Cubra os bolinhos com a cobertura e decore com morangos. Fonte: chef Nanda Carneiro.

    Imagem: Junior Lago/UOL

Topo