Vida saudável

6 ideias para substituir alimentos pouco saudáveis por versões nutritivas

iStock
Pizza com massa de brócolis ou couve-flor é bem menos calórica que a versão tradicional imagem: iStock

Ana Elisa Faria

Colaboração para o UOL

Quem segue à risca dietas de emagrecimento --ou mantém aquela antiga promessa de levar uma rotina alimentar saudável--, de vez em quando sente vontade de jogar tudo para o alto e comer um belo prato de macarrão ou devorar um pote de sorvete.

Mas antes de enfiar o pé na jaca, saiba que é possível alterar alguns ingredientes de receitas famosas para obter pratos mais leves. Você pode substituir, por exemplo, a farinha branca industrializada da pizza, pelo brócolis e, assim, ter uma massa funcional, além de saborosa. Ou trocar o leite condensado do brigadeiro por uma base feita a partir de inhame, alimento rico em vitaminas e nutrientes.

A ideia, no entanto, não é deixar de comer determinados alimentos ou fazer uma dieta mega restritiva, mas, sim, fazer a combinação certa, na quantidade adequada. Ou seja, se um dia o exagero gastronômico foi grande, no outro a substituição pode ser a melhor opção para a manutenção de uma vida saudável.  

Veja, abaixo, seis receitas fit para fazer e comer sem culpa.

  • iStock

    Macarrão de abobrinha

    Ingredientes: 150 g de abobrinha; 1 tomate; 1/2 cebola; 2 dentes de alho; 1 xícara (chá) de polpa de tomate; azeite, sal, manjericão e pimenta a gosto. Modo de preparo: corte as abobrinhas em lâminas finas. Refogue no azeite por um minuto em fogo baixo. Salpique com sal e desligue o fogo. Reserve. Pique a cebola e o alho e doure em uma frigideira. Acrescente uma xícara (chá) de molho de tomate e o tomate --picado e sem sementes. Retire do fogo e tempere com sal e pimenta. Sirva o macarrão com o molho por cima. Decore com manjericão. Fonte: UOL Comidas e Bebidas. Leia mais

    Imagem: iStock

  • Reprodução/Socorro! Meu Filho Come Mal

    Sorvete de banana com cacau sem lactose

    Ingredientes: 2 bananas congeladas; cacau em pó; mel. Modo de preparo: deixe as bananas inteiras e sem casca no congelador. Quando congelarem, corte em rodelas e bata no liquidificador junto do cacau --coloque a quantidade desejada-- até ficar cremoso. Use o mel como cobertura. Fonte: nutricionista e apresentadora Gabriela Kapim.

    Imagem: Reprodução/Socorro! Meu Filho Come Mal

  • Caio Kenji/Folhapress

    Manteiga de azeite

    Ingredientes: 2 xícaras (café) de azeite de oliva extravirgem; ervas --como alecrim, louro, orégano e tomilho--, pimentas em grão e alho triturado a gosto. Modo de preparo: misture todos os ingredientes ou bata o conteúdo no liquidificador. Leve à geladeira e deixe por cerca de quatro horas, até endurecer --nesse passo, a cor esverdeada do azeite começa a dar lugar ao amarelo da manteiga. Pronto, agora é só se servir. Vai bem, principalmente, com torrada ou pão. Fonte: nutricionista Natália Colombo.

    Imagem: Caio Kenji/Folhapress

  • iStock

    Pizza com massa de brócolis

    Ingredientes: 1 maço de brócolis americano; 1 ovo; sal a gosto. Modo de preparo: corte os brócolis em pequenos pedaços. Cozinhe com sal e triture no liquidificador até que eles se desmanchem. Depois, esprema-os em uma peneira para tirar o líquido. Deixe esfriar e acrescente o ovo, misturando bem. Despeje em uma forma de pizza e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos, até a massa secar. Escolha um recheio light, de preferência. Fonte: Dieta Já. Leia mais

    Imagem: iStock

  • iStock

    Arroz de couve-flor

    Ingredientes: 1 couve-flor inteira; 1 dente de alho picado; 1/4 de cebola picada; 1 xícara (chá) água; sal, pimenta e azeite extravirgem a gosto. Modo de preparo: rale a couve-flor no ralo grosso ou bata em um processador de alimentos na função pulsar, até ficar com aspecto de arroz. Em uma panela, aqueça o azeite e acrescente o alho e a cebola. Adicione a couve-flor ralada e refogue rapidamente. Adicione a água e o sal e mexa bem. Cozinhe em panela semi tampada até que a couve-flor esteja macia. Sirva em seguida como acompanhamento ou substituto do arroz. Ideal para dietas de controle de carboidrato. Fonte: nutricionista Isabel Krempel.

    Imagem: iStock

  • Reprodução/Isabel Krempel

    Brigadeiro de inhame sem lactose

    1 xícara (chá) de inhame cozido e espremido (tipo purê); 1 xícara (chá) de leite vegetal; 1 colher (sopa) de óleo de coco ou manteiga ghee; 1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional); 100g de chocolate amargo 70% e sem lactose picadinho; óleo de coco ou ghee para untar as mãos; chocolate amargo 70% e sem lactose ralado para enrolar. Modo de preparo: bata no liquidificador o inhame, o leite vegetal, o óleo ou a manteiga, a essência de baunilha e o chocolate picado até formar uma massa mais uniforme. Despeje essa mistura em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que esteja bem firme e desgrudando da panela. Deixe esfriar e depois coloque na geladeira por no mínimo 4 horas. Unte as mãos com óleo de coco ou ghee e enrole no formato de brigadeiro. Passe no chocolate ralado ou no cacau em pó. Rendimento: 30 unidades. Fonte: Isabel Krempel.

    Imagem: Reprodução/Isabel Krempel

Topo