Vida saudável

8 aplicativos que ajudam a controlar o exercício físico

Do UOL, em São Paulo

Há tempos que o smartphone virou aliado do dia a dia para além de ligações e mensagens de texto. Hoje, ele ajuda com a lista de compras, com as transferências bancárias e, também, com a prática de exercícios físicos.
 
Aqui, listamos oito aplicativos diferentes --tem para quem gosta de caminhar, correr, fazer ioga-- para incentivar até mesmo a mais sedentária das criaturas. Mas lembre-se: antes de começar a se exercitar, uma consulta ao médico é bem-vinda.

Motivadores eletrônicos

  • Reprodução

    7 Minutos Treino

    Ideal para quem não tem muito tempo livre para ir à academia, mas consegue separar sete minutos diários para se dedicar à malhação. O programa, baseado em treinamentos de circuito de alta intensidade --bastante conhecido pela sigla em inglês HICT (high-intensity circuit training)--, é composto de 12 exercícios de 30 segundos, separados por dez de descanso. Um personal trainer virtual vai guiando o passo a passo. Para realizar as atividades do app é necessário uma parede livre e de textura lisa, além de uma cadeira firme para suportar o sobe e desce. Gratuito. Disponível para Android e iOS.

    Imagem: Reprodução

  • Reprodução

    Fitness Point

    Indicada principalmente para pessoas que já estão mais familiarizas ao ambiente da academia --aquelas que conhecem bastante aparelhos e nomes de exercício--, esta plataforma gerencia e acompanha o progresso do aluno. Para facilitar o entendimento do usuário, as atividades --que aparecem agrupadas por tipos de músculos-- são todas acompanhadas de uma animação, além de descrição com dicas úteis. É possível, ainda, inserir os treinos realizados em um calendário, detalhando o que foi feito em cada dia. Gratuito. Disponível para Android e iOS.

    Imagem: Reprodução

  • Reprodução

    FitStar Personal Trainer

    Tal qual um treinador pessoal, este app cria treinos personalizados de acordo com as características físicas de cada usuário --isso é possível após a análise das respostas de um questionário com perguntas básicas e um teste de aptidão. Essa etapa feita, você pode começar a se mexer acompanhando os vídeos --pelo celular, iPad ou pela Apple TV--, alguns deles com dicas do jogador de futebol americano Anthony E. Gonzalez. Também é possível adicionar amigos para compartilhar conquistas e desafios. Gratuito. Disponível para Android e iOS.

    Imagem: Reprodução

  • Reprodução

    MapMyFitness

    Da mesma família de ferramentas como MapMyRide, MapMyRun, MapMyDogWalk, MapMyWalk, entre outros, o aplicativo monitora mais de 600 tipos de atividades. Usando o GPS, ele é capaz de rastrear os detalhes da malhação: rota, tempo, distância, velocidade, ritmo e o número de calorias queimadas em tempo real. Também produz um relatório com os dados do usuário. Gratuito. Disponível para Android e iOS.

    Imagem: Reprodução

  • Reprodução

    Nike+ Training Club

    Assim como o FitStar, o programa disponibiliza treinos --elaborados por profissionais da própria Nike-- específicos para cada tipo de pessoa. Ao completar os treinamentos, o aplicativo dá ?presentes? aos alunos, que podem ser desde receitas lights até exercícios extras. Enquanto malha, o usuário pode ouvir música e compartilhar suas atividades nas redes sociais. Gratuito. Disponível para Android e iOS.

    Imagem: Reprodução

  • Reprodução

    Pocket Yoga

    Com o software, você pode praticar ioga onde desejar. Imagens detalhadas e narração sobre cada movimento ajudam até mesmo os iniciantes. A plataforma também possui um dicionário de posições, com explicações detalhadas sobre elas e lista de benefícios de cada uma. As séries --são 27 no total-- têm variação de duração -30, 45 e 60 minutos-- e dificuldade. US$ 2,99. Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

    Imagem: Reprodução

  • Reprodução

    Runtastic

    Este app monitora o desempenho do usuário em esportes e atividades físicas --como caminhada, ciclismo, corrida, jogging e patinação. Por meio do GPS, ele identifica a distância percorrida, a maior e a menor altitude do percurso, a duração, e as velocidades --máxima e mínima atingidas. Além disso, a ferramenta acompanha a frequência cardíaca e as calorias queimadas. Gratuito. Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

    Imagem: Reprodução

  • Reprodução

    Workout Trainer

    Se você gosta de malhar, mas não tem um personal trainer para chamar de seu, este programa --que tem jeitão similar ao FitStar Personal Trainer e ao Nike+ Training Club-- pode te ajudar. Com plano de treino personalizado, passado por meio de áudio e vídeo, o Workout auxilia na tonificação e no aumento de músculos, no emagrecimento e na eliminação da flacidez. Gratuito. Disponível para Android e iOS.

    Imagem: Reprodução

Topo