Vida saudável

Como beber mais água? Médico das estrelas de Hollywood dá 9 dicas

iStock
O cardiologista Mehmet C. Öz, do programa "The Dr. Oz Show" indica maneiras criativas para garantir a hidratação ao longo do dia imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

Sabemos que beber água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, mas há quem se esqueça, na correria do dia a dia, de satisfazer essa necessidade tão importante.

Pensando nisso, Mehmet C. Öz, cardiologista americano que faz sucesso na televisão de seu país com o programa "The Dr. Oz Show" --exibido no Brasil pelo canal Sony--, em que aborda temas relacionados à saúde e ao bem-estar, elaborou uma lista com dicas para as pessoas conseguirem consumir uma quantidade adequada de água diariamente.

Veja, abaixo, as nove maneiras criadas pelo médico das estrelas hollywoodianas, Dr. Oz.

"Bebeu água? Não! Tá com sede? Tô!"

  • Tome um copo de água pela manhã

    Você deve começar o dia com um copo americano de água morna com limão. Ela não apenas reidratará seu organismo após um longo período de sono sem água, como também estimulará seu sistema digestivo para o dia.

  • Coma mais frutas, verduras e legumes

    Adicionar mais água à dieta não significa "engolir" litros de água --experimente "comer" água. Muitas frutas, verduras e legumes, como morango, pepino e melancia, possuem um alto teor de água que ajudará a hidratar o corpo.

  • Defina metas realistas

    Estabelecer um consumo maior de água diariamente pode parecer uma tarefa difícil. Para torná-la viável, defina uma meta realista. Por exemplo, em vez de pular de seus três copos de água habituais para o mínimo de seis copos --o qual a maioria dos adultos saudáveis precisa para se hidratar--, tente trabalhar sua maneira de alcançar essa meta. Comprometa-se a tomar um copo de água extra hoje e vá aumentando a partir daí. Isso dará a você e ao seu corpo tempo suficiente para se ajustar às suas novas metas de saúde.

  • Experimente água com gás

    Se você bebe mais refrigerante do que água, experimente trocá-lo por água com gás naturalmente aromatizada em casa. Dessa maneira, você terá o sabor doce e a sensação de gaseificação, evitando o excesso de açúcar e calorias dos refrigerantes. Caso queira comprar água com gás aromatizada, leia primeiro os ingredientes; ainda que o rótulo pareça saudável, ela pode conter adoçantes e corantes artificiais.

  • Consuma água antes das refeições

    Às vezes, definir uma meta em torno de uma rotina pode ser a melhor maneira de mantê-la. Caso queira beber mais água, combine essa ação com uma atividade que realize regularmente, como comer. Antes de se alimentar, tome um copo de água. Além disso, ter água em seu estômago, especialmente a versão com gás, antes das refeições, o ajudará a se sentir satisfeito mais rapidamente.

  • Programe um alarme

    Caso seu maior problema seja simplesmente se esquecer de tomar água ao longo de seu dia atarefado, programe um alarme ou aplicativo no celular ou computador para lembrá-lo de bebê-la. Tenha sempre uma garrafa ou copo para que, quando o alarme tocar, você esteja preparado para pegar algo para beber.

  • Faça uma marca na garrafa de água

    Programar um alarme não funciona com você? Então, como alternativa, tente marcar sua garrafa de água. Utilize um marcador para dividir sua garrafinha com horários ao longo do dia (por exemplo: 8h, 11h, 14h e 18h). Nas horas programadas, você deve beber a quantidade indicada.

  • Aromatize sua água

    Beber água natural pode ser chato e insípido. Sendo assim, dê ao seu corpo um estímulo de hidratação adicionando aromas naturais à água, como menta, limão, pepino, abacaxi, cravo, hortelã e alecrim. O modo de fazer a aromatização é praticamente igual para todas as receitas: basta colocar pedaços dos ingredientes escolhidos em uma jarra de água e deixá-la descansar por cerca de uma hora antes de servir.

  • Beba chá

    Outra forma de adicionar sabor à água e hidratar-se ao longo do dia é beber chá descafeinado. Lembre-se, porém, de colocar pouco ou nenhum adoçante para se beneficiar do chá natural sem acumular calorias. Além disso, caso prefira chá normal, saiba que a cafeína é um diurético, o que significa que ele realmente pode fazer você perder líquido por meio da urina. Neutralize essa ação, alternando entre chá e água ou trocando, após o seu primeiro copo, para o descafeinado.

Topo