Alimentação

Couve-flor é versátil e substitui ingredientes gordos em receitas saudáveis

iStock
Rica em minerais e vitamina C, a couve-flor tem poder antioxidante, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

Quem está de dieta ou passando por uma reeducação alimentar sabe que comer uma pizza durante esse período de restrições pode ser uma afronta aos nutricionistas e, principalmente, à balança. Por isso, para não sabotar o regime --e matar a vontade de um quitute ou outro--, a couve-flor pode ser a solução.

Trocando a farinha branca por essa hortaliça, é possível comer, além da já citada redonda, versões de pão, tortilla e Buffalo wings (asinhas apimentadas de frango bastante famosas nos EUA).

O ingrediente não é engordativo e ainda faz bem à saúde. Entre os benefícios do consumo da couve-flor estão o aumento da função imune e o alívio da hipertensão arterial. Ela também é fonte de vitamina C e minerais essenciais.

 

Veja 5 receitas fit para fazer com a couve-flor

  • Pão

    Ingredientes: 1/2 couve-flor (tamanho médio); 2 colheres (sopa) cheias de goma de tapioca --também pode ser de farelo de aveia ou de linhaça; 1 colher (sopa) de chia --esse ingrediente é opcional; 1 colher (sopa) de cenoura ralada; 1 ovo; Sal, pimenta e temperos a gosto. Modo de preparo: pique a couve-flor de modo que ela fique bem fininha --se quiser, use talos e folhas também. Depois, passe a hortaliça em um mixer ou no processador até ela obter um ponto de farinha grossa. Em seguida, misture todos os ingredientes --inclusive os temperos-- até obter uma massa consistente. Junte pequenas porções com as mãos, fazendo o formato de pão desejado, como o de forma ou o de hambúrguer, por exemplo. Leve para assar por cerca de 30 minutos em forno baixo, até o "pão" dourar. Receita cedida pelo blog Saboridades.

  • Pizza

    Ingredientes: 300 g de couve-flor cortada; 50 g de queijo ralado; 2 ovos; Sal e pimenta a gosto. Modo de preparo: aqueça o forno a 230 graus. Primeiro de tudo, bata a couve-flor no processador ou no liquidificador até ela ficar fina como se fosse uma espécie de farinha. Depois, em uma tigela, misture a couve batida, o queijo ralado, os 2 ovos inteiros, sal e pimenta a gosto. Mexa bem. Unte uma forma de pizza com manteiga ou óleo de coco e despeje a mistura. Coloque no forno por 15 ou 20 minutos. Quando a massa começar a ficar dourada, você pode tirá-la. Pronto, agora, acrescente o recheio que quiser --de preferência um light. Receita cedida por Rodrigo Polesso, especialista em nutrição otimizada.

  • Arroz

    Ingredientes: 1 couve-flor inteira; 1 dente de alho picado; Sal, pimenta, salsinha e azeite extravirgem a gosto. Modo de preparo: rale a couve-flor até ela esfarelar. Em seguida, refogue a couve com o alho e, depois, despeje 50 ml de água na panela e espere secar --esse processo deve durar pouco mais de 5 minutos. Retire o conteúdo, coloque em uma tigela, tempere a gosto, mexa bem e sirva. Receita cedida pelo blog Emagrecer Certo.

  • Tortillas

    Ingredientes: 1 couve-flor (tamanho médio); 2 ovos; 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado na hora; Sal, cebola, cheiro-verde e pimenta a gosto. Modo de preparo: bata tudo no liquidificador. Em seguida, separe essa massa em formato de tortilhas e as leve para assar --na assadeira-- sobre uma folha de papel-manteiga. Deixe no forno por cerca de dez minutos até dar uma leve dourada. Vire e doure o outro lado pelo mesmo tempo. Dica: use a couve crua, pois ela é mais fácil de manusear assim e fica mais saborosa. Receita cedida pelo blog Saboridades.

  • Buffalo wings

    Ingredientes: 1/2 couve-flor (tamanho grande); 1 copo de farinha de arroz; 1 copo de água; 1/4 colher (chá) de sal; 1/4 colher (chá) de alho em pó; 1/4 colher (chá) de pimenta do reino. Ingredientes para o molho: 2 colheres (sopa) de mel (item opcional); 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1/2 copo de molho de pimenta suave. Modo de preparo: corte a couve-flor em pequenos pedaços e lave bem. Em uma tigela, misture a farinha, a água, o sal, o alho e a pimenta até virar um creme homogêneo. Passe os pedaços de couve nesse creme e leve para assar, durante 20 minutos, em uma assadeira untada. Enquanto a couve estiver assando, prepare a pasta que irá cobri-la. Misture o azeite, o molho de pimenta suave e, se quiser, o mel. Depois de assados, passe os pedacinhos de couve-flor nesse molho e leve novamente para o forno por mais 20 minutos. Sirva a seguir. Receita cedida pelo blog Veganossauro Rex.

Topo