Vida saudável

De chuchu a requeijão: 5 brigadeiros fit para você comer sem culpa

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Dá para comer brigadeiro mesmo estando de dieta imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

O brigadeiro, um dos doces mais famosos do Brasil, é um grande inimigo de qualquer dieta por motivos óbvios: cada bolinha tem 90 calorias vazias, ou seja, aquelas que não apresentam valor nutricional e elevam o estoque de energia, resultando em excesso de gordura.

No entanto, existem receitas alternativas da sobremesa à base de ingredientes mais saudáveis do que o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. 

Abaixo, conheça cinco delas.

Doces e magros

  • Brigadeiro de biomassa de banana verde

    Ingredientes: biomassa de 2 bananas verdes; 5 colheres (sopa) de açúcar mascavo; 3 colheres (sopa) de cacau em pó; 1 colher (chá) de manteiga ghee; 5 gotas de essência de baunilha. Modo de preparo: bata tudo no liquidificador até formar uma massa uniforme. Dica: polvilhe --ou enrole-- com amêndoas, castanhas trituradas, nibs de cacau granulado ou pistache.

  • Brigadeiro de chuchu

    Ingredientes: 1 chuchu; 1 colher (chá) de essência de baunilha; 1 gema de ovo; 1 colher (chá) de amido de milho; 3 colheres (chá) de cacau em pó; 3 colheres (chá) de adoçante em pó ou açúcar light; 4 colheres (sopa) de leite em pó. Modo de preparo: corte o chuchu em cubinhos. Coloque os pedaços em uma panela e cubra com água potável. Leve ao fogo e acrescente a essência de baunilha. Espere até que o vegetal fique bem mole. Em seguida, escorra a água e coloque o chuchu no liquidificador junto da gema, do leite em pó e do amido de milho. Bata até a mistura ficar homogênea --se necessário, peneire. Volte a massa para o fogo (baixo) junto do cacau e do adoçante. Cozinhe até atingir um ponto semelhante ao do brigadeiro tradicional.

  • Brigadeiro de leite em pó desnatado

    Ingredientes: 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado; 1 colher (sopa) de margarina light; 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo; 200 ml de água; 4 colheres (sopa) de chocolate em pó; Gotas de baunilha a gosto. Modo de preparo: despeje todos os itens da receita em uma panela e leve ao fogo (brando). Mexa até que a massa chegue ao ponto do brigadeiro tradicional.

  • Brigadeiro de requeijão

    Ingredientes: 2 colheres (sopa) de requeijão zero; 1 xícara (chá) de leite desnatado; 2 colheres (sopa) de cacau em pó; 1 colher (sopa) de amido de milho; 1 colher (sopa) de açúcar demerara. Modo de preparo: adicione tudo em uma panela. Em fogo brando, mexa até que o caldo engrosse e comece a desgrudar da panela, tal qual a receita tradicional. Sirva em taças ou faça bolinhas.

  • Brigadeiro de tâmaras

    Ingredientes: 3 tâmaras; 1 vidro de leite de coco; 1 banana-prata madura; 2 colheres (sopa) de cacau em pó; 1 colher (sopa) de amaranto em flocos; 1 colher (sopa) de açúcar mascavo ou demerara. Modo de preparo: pique as tâmaras e amasse as bananas. Adicione todos os ingredientes, um a um, e deixe em fogo brando mexendo até que a mistura engrosse e comece a desgrudar da panela.

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