Vida saudável

Organizadora da Virada Zen ensina a meditar em sete passos

iStock
A prática constante da meditação reduz o estresse e a ansiedade, além de fortalecer o sistema imunológico imagem: iStock

Ana Elisa Faria

Do UOL, em São Paulo

"Meditar é encontrar um ponto de equilíbrio em que é possível desfrutar da absolutamente tranquila observação de si e do mundo". Assim a meditação é descrita por Raquel Luccat, astróloga e uma das coordenadoras da 1ª Virada Zen, evento que ocorre em São Paulo até domingo (1º) e oferece gratuitamente mais de 600 atividades
--entre oficinas, aulas, terapias e palestras-- que visam o autoconhecimento e a qualidade de vida.
 
A prática regular da meditação, segundo a ciência, traz benefícios à saúde, como a diminuição do estresse e da ansiedade, a redução da pressão arterial e o aumento da autoestima e do bem-estar. E ela está presente no festival das mais variadas maneiras.
 
De acordo com Raquel, existem muitas técnicas e níveis de meditação, como a passiva, a ativa, a com som e a sem som. Algumas delas, a exemplo do método transcendental, permitem o exercício em qualquer local, até mesmo no trânsito. "Outras exigem mais elementos e recolhimento", diz ela.
 
Pensando em quem nunca meditou e gostaria de aprender, o UOL pediu dicas à especialista, que montou um passo a passo simples.
 
Confira os destaques da Virada Zen aqui. Para consultar a programação completa, acesse www.viradazen.com.br

Meditando em sete passos

  • Passo 1

    Procure um local confortável para se sentar. Em geral, escolhe-se um ambiente fixo em casa ou no trabalho para essa atividade. Assim, quando você olhar para o lugar, automaticamente se lembrará do ritual e, assim, criará ali uma atmosfera convidativa ao relaxamento.

  • Passo 2

    Verifique se o seu vestuário está confortável também: desamarre os tênis, tire os sapatos --para as mulheres, soltar o sutiã é mais agradável.

  • Passo 3

    Feche os olhos e encaixe o corpo, empurrando levemente o umbigo na direção da coluna. Solte um pouco os braços e respire.

  • Passo 4

    Observe sua respiração. Sinta o ritmo, a leveza. Sinta como se o ar fosse um alimento. Tudo com muita tranquilidade.

  • Passo 5

    Não pense em absolutamente nada. Apenas respire e sinta as batidas do coração.

  • Passo 6

    Depois de alguns minutos, você sentirá vontade de iluminar algumas partes do corpo, a começar pelo coração.

  • Passo 7

    Sinta uma luz branca entrando pelo coração e se espalhando por todo o seu corpo. Esse exercício tem duração mínima de dez minutos e pode ser repetido diariamente.

Topo