Topo

O criador de gado vegetariano que decidiu salvar suas vacas do abatedouro

Jay Wilde enviou 63 vacas para um centro de proteção de animais - BBC
Jay Wilde enviou 63 vacas para um centro de proteção de animais Imagem: BBC

31/07/2017 11h45

Um criador de gado resolveu desistir do negócio e enviou seu rebanho a um santuário de animais para protegê-los do abate.

Jay Wilde, de 59 anos, tem uma fazenda em Ashbourne (Reino Unido) e enviou 63 vacas para um centro de proteção de animais em Norfolk por não aguentar mais enviá-las para o abatedouro.

Wilde é vegetariano há 25 anos, cresceu cuidando de vacas e tomou conta do negócio da família quando seu pai morreu, em 2011.

As vacas têm uma boa memória e uma variedade de emoções. Elas criam relacionamentos. Eu até as vi chorar.

Imagem da matéria da BBC: O criador de gado vegetariano que decidiu salvar suas vacas do abatedouro - BBC - BBC
Imagem: BBC

E continua: “Era muito difícil dar o meu melhor para cuidar delas e então enviá-las para o abate, que deve ser uma morte horrível.”

A fundadora do Santuário Hillside de Animais, Wendy Valentine, disse que Wilde não é o primeiro criador de vacas a doar seu rebanho. Ela disse que alguns criadores eram produtores de laticínios e não queriam mais explorar os animais.

“Eu estou aliviado por ter tomado essa decisão de não criar mais animais, algo que eu sempre achei desagradável”, disse Wilde.

Seu cunhado disse a ele que era “completamente insano” doar gado que poderia ser vendido por R$ 184 mil no mercado. Wilde disse que “uma falta de imaginação” o impediu de mudar de mercado antes.

Agora, ele cuidará do cultivo de legumes e verduras veganos e orgânicos e tentará fazer fungicidas e fertilizantes sem matéria animal.