Vida saudável

Trocar tampa medidora do xarope por colher pode levar a erro na dose

The New York Times

Quando a tampa medidora que vem com o vidro de remédio fica toda grudenta e colada, a vontade é pegar uma colher na cozinha e tentar estimar o equivalente a uma colher de chá do remédio líquido. Isso não funciona muito bem. Essa é a conclusão de pesquisadores que pediram a 195 alunos universitários que medissem uma colher de chá de remédio frio, usando uma variedade de colheres.

Getty Images
Pelo estudo, a tendência é dosar a quantidade de xarope a menos em colheres médias, e a mais em colheres maiores
PARACETAMOL NÃO DEVE SER USADO POR CRIANÇAS APÓS VACINAÇÃO
UOL CIÊNCIA E SAÚDE

Eles descobriram que a quantidade de líquido variava, dependendo do tamanho da colher: os estudantes dosavam a menos em colheres médias, e a mais em colheres maiores. Mesmo assim, eles estavam bastante confiantes de que estavam dosando a quantidade correta, afirmou Brian Wansink, diretor do Laboratório de Alimentos e Marcas da Cornell University e um dos autores do estudo – que aparece na edição de 5 de janeiro da publicação Annals of Internal Medicine.

Embora as diferenças fossem pequenas – os participantes dosaram 8% menos do que o prescrito em colheres médias, e 11,6% mais em colheres maiores –, elas poderiam se tornar um problema, sugeriu Wansink. "Se o remédio é para um adulto, provavelmente não seria nada sério, mas se você está tomando remédio líquido seis vezes ao dia por três ou quatro dias seguidos, isso começa a somar", explicou. Crianças também podem ser mais sensíveis a dosagens incorretas, completou.

 

Topo