Alimentação

Comer 6 refeições por dia acelera o metabolismo?

Por Anahad O'Connor

New York Times News Service

A afirmação
Coma seis pequenas refeições por dia, em vez de três maiores.

Os fatos
A ideia por trás de comer refeições menores e mais frequentes é simples: distribuir as calorias diárias ingeridas em seis refeições estimula o metabolismo, fazendo-o acelerar e, portanto, queimando mais calorias.

Alguns estudos descobriram pequenos benefícios à saúde na ingestão de refeições menores, mas muitas vezes a pesquisa envolveu extremos, como comparar os efeitos de duas ou três grandes refeições diárias com doze ou mais lanchinhos. Seis refeições, de acordo com alguns livros de ajuda e dietas, é uma abordagem mais realista.

Mas não conte com isso. Se o total de calorias e nutrientes ingerido for o mesmo, o metabolismo, no fim das contas, deveria permanecer o mesmo.

Um estudo que demonstrou isso de forma cuidadosa, publicado em 2009 no The British Journal of Nutrition, envolveu grupos de homens e mulheres acima do peso que foram aleatoriamente orientados a aderir dietas bastante restritivas em relação a calorias e a seguiram por oito semanas. Cada participante consumiu o mesmo número de calorias por dia, mas um grupo ingeriu as calorias em três refeições e o outro em seis.

Ambos os grupos apresentaram perdas significativas e equivalentes de peso. Não houve diferença entre eles na perda de gordura, controle do apetite ou medições de hormônios que sinalizam a fome a saciedade. Outros estudos tiveram resultados similares.

Para “dar um gás” no metabolismo, os estudos sugerem exercícios físicos.

Conclusão
Não existe evidência sólida de que seis refeições pequenas, em vez de três, aceleram o metabolismo.

Tradutor: Gabriela d'Ávila

Topo