Vida saudável

Para manter a saúde são necessários exercícios e alongamento

Ceres Prado

Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo

Os exercícios aeróbios são essenciais para manter a saúde cardiovascular, mas é importante ressaltar que exercícios de força e alongamentos também são recomendados a quem quer manter o corpo saudável.

O Colégio Americano de Medicina Esportiva (Came), maior organização de medicina e exercício no mundo, recomenda a realização de exercícios de força ao menos duas vezes por semanas.

Preparamos alguns exercícios de força para que você consiga realizar em casa, sem precisar frequentar ou montar uma academia. Escolha um dos exercícios sugeridos para cada parte do corpo.

Se você tem de 18 a 65 anos, realize de oito a 12 repetições de um dos exercícios de cada grupo muscular. Idosos (acima de 65) ou adultos de 50 a 64 anos com problemas de saúde crônicos devem fazer de 10 a 15 repetições de cada exercício escolhido (com uma carga mais baixa). Procure achar uma carga adequada, que não seja leve demais, mas que não cause cansaço excessivo no músculo durante o exercício. Se tiver dor no dia seguinte em uma musculatura, diminua a carga dos exercícios para este músculo na próxima sessão de exercícios.

Muitas vezes esquecidos, os alongamentos são importantes para aumentar a flexibilidade e manter a mobilidade. A recomendação é de se alongar no mínimo de duas ou três vezes por semana. Se possível, tente realizar esses exercícios de cinco a sete vezes na semana. Segurar cada posição de 15 a 30 segundos. Para maior aumento de flexibilidade, tentar repetir cada posição de duas a quatro vezes.

Montamos uma série de alongamento para você realizar duas ou três vezes por semana

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