Boa forma

Cada hora em frente à televisão reduz 22 minutos sua expectativa de vida, diz estudo

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

Que o sedentarismo é prejudicial à saúde todo mundo já sabe, mas agora o prejuízo foi quantificado: 1 hora em frente à televisão reduz a expectativa de vida de um adulto em 22 minutos; seis horas por dia pode custar cinco anos. É o que sugere uma pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, publicado na revista British Journal of Sports Medicine.

Os australianos veem cerca de 2 horas de TV por dia, os brasileiros, segundo o IBGE, 1 hora. Para os australianos, a expectativa de vida é reduzida em 1,8 ano para homens e 1,5 ano para mulheres.

O estudo analisou mais de 11 mil pessoas com mais de 25 anos. “O tempo na frente da TV pode ser associado a perda de licda comparável a outros fatores de risco associados a doenças crônicas como tabagismo e obesidade”, disse Lennert Veerman, um dos autores.

Pesquisas indicam que fumar um cigarro corta 11 minutos de vida, ou seja, o equivalente à meia hora em frente a TV. Outro estudo concluiu que o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, ou morrer prematuramente, aumenta 20% depois de 2 horas por dia em frente à TV.

Por outro lado, estudo realizado em Taiwan indica que exercitar-se 15 minutos por dia pode aumentar a expectativa de vida em três anos.

Topo