Alimentação

Estudo mostra que disposição dos alimentos na cozinha ajuda a emagrecer

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

Arrumar a disposição dos itens da cozinha pode ser mais determinante para perder peso do que parece. Um estudo organizado pela Universidade Cornell, em Nova York, descobriu que as pessoas têm três vezes mais chances de ingerir o primeiro alimento que veem ao abrir ou armário ou a geladeira.

Portanto, se uma salada estiver no campo de visão, a probabilidade de comê-la na janta aumenta mais do que os ingredientes que estão guardados no fundo do armário ou escondidos atrás de outros produtos.

Os pesquisadores tiraram fotos de 100 cozinhas e seus donos ficaram responsáveis por anotar em um diário cada alimento que eles comiam. Depois os cientistas mudaram os alimentos de local para examinar os efeitos da troca na alimentação.

De acordo com Brian Wansink, professor de nutrição da universidade e membro da pesquisa, foi encontrada uma grande tendência em se alimentar com os primeiros itens vistos, especialmente depois de chegar cansado do trabalho, portanto para evitar o consumo de certos alimentos o ideal seria colocá-los longe do alcance da vista ao abrir o armário ou a geladeira.

Topo