! Corrida é menos cansativa do que caminhada, diz estudo - 09/01/2012 - UOL Estilo de vida

Boa forma

Corrida é menos cansativa do que caminhada, diz estudo

Do UOL

Em São Paulo

Quem prometeu que em 2012 adotaria a caminhada como exercício físico pode querer reconsiderar a decisão. De acordo com novo estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, uma corrida leve é menos cansativa e mais eficiente para os músculos do que a caminhada.

Para os cientistas, correr cerca de dois metros por segundo estimula músculos no corpo. O autor do estudo, Gregory Sawicki, aponta que a descoberta mostra por que são poucas as pessoas que preferem caminhar rápido a correr. "Os músculos não trabalham de forma tão eficaz quando são usados em caminhadas, então o corpo prefere correr para conservar energia e aumentar a eficiência do exercício", aponta ele.

Os movimentos da corrida fazem com que o músculo libere mais energia e aumente o nível de estamina, isto é, resistência física.

Para medir a forma como os músculos se comportavam em diferentes movimentos, os pesquisadores usaram ultrassons, que revelaram como o músculo ligado ao tendão de Aquiles se modificava de acordo com a velocidade que os voluntários do estudo caminhavam ou corriam.

Os resultados mostraram que o músculo age como uma embreagem de carro, que permite que a pessoa possa mudar a velocidade da caminhada ou corrida.

Ele é acionado quando começamos a nos mover e é responsável por segurar uma das extremidades do tendão, enquanto a energia do corpo é transferida para tentar esticá-lo. Dessa forma, o tendão ajuda o corpo a liberar a energia e manter o movimento.

A equipe de pesquisadores notou que andar rápido faz os músculos trabalharem mais, no entanto, fornece menos energia ao corpo, o que é ineficiente, pois diminui a resistência. Já correr em uma velocidade moderada dá mais energia ao músculo.

Topo