Vida saudável

Comer doce no café da manhã ajuda a perder peso, sugere pesquisa

Do UOL

Em São Paulo

Quais são as chances de montar uma dieta e acrescentar uma fatia de bolo de chocolate no café da manhã? Nenhuma? Mas, segundo pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, incluir uma sobremesa na parte da manhã pode ser decisivo para perder quilinhos indesejáveis mais rápido.

Para Daniela Jakubowicz, autora do estudo, o "milagre" acontece porque é na parte da manhã que o metabolismo está mais ativo e é capaz de queimar calorias extras. Ela também acredita que adicionar um doce no café da manhã ajuda a controlar o desejo de comer durante o dia.

A pesquisa publicada no journal Steroids foi realizada com 193 obesos, que foram observados durante oito meses e divididos em dois grupos. O primeiro tinha um cardápio com poucos carboidratos e apenas 300 calorias no café da manhã, enquanto o outro ingeria 600 calorias no mesmo período e uma dieta com proteínas, carboidratos e um doce.

Durante metade do estudo, participantes de ambos os grupos perderam em média 15 quilos. Mas, no restante da pesquisa, os que seguiam uma dieta restritiva no café ganharam uma média de dez quilos, enquanto os outros participantes com café da manhã mais reforçado perderam mais sete quilos.

Essa mudança no cardápio da dieta pode ajudar a acabar com o “efeito sanfona”, que consiste em a pessoa perder peso durante a dieta e, depois de um tempo, engordar tudo novamente.

Jakubowicz afirma que mesmo que os dois grupos tenham consumido a mesma quantidade de calorias diárias (1.600 para os homens e 1.400 para as mulheres), os participantes que tiveram uma dieta com poucos carboidratos na parte da manhã se sentiram menos satisfeitos e tinham desejo mais forte de comer doces e alimentos com carboidratos.

Os pesquisadores pretendem determinar até que ponto o horário em que se come é determinante em uma dieta ou se o que importa mesmo é a quantidade de calorias dos alimentos no cardápio escolhido.

(Com Daily Mail)

Topo