Alimentação

Perca até 5 quilos antes da Páscoa para desfrutar os chocolates sem culpa

Do UOL

Em São Paulo

Há menos de um mês da Páscoa chega a hora de ovos de chocolate e colombas tomarem conta dos corredores dos supermercados e padarias. Se você é do tipo que sempre vê os ponteiros da balança subirem após datas festivas como essa, saiba que ainda dá tempo de perder até 5 quilos para ter uma folga e desfrutar as guloseimas sem culpa.

A nutricionista Giovana Guido, de São Paulo, elaborou uma dieta classificada por ela como "reeducação alimentar turbinada", que garante a eliminação de boa quantidade de gordura corporal, caso seja seguida à risca. "A dieta ainda fica potencializada quando aliada ao treino de musculação e aeróbio pelo menos quatro vezes na semana", explica ela.

A dieta é rica em laticínios, que ajudam a emagrecer pela quantidade de proteínas e cálcio. Para acelerar o metabolismo e ajudar na queima de gordura, a quantidade calorias do cardápio diário é bem moderada - cerca de 1.600 calorias.

A especialista acrescenta que o aumento no consumo de proteínas magras e gorduras "boas" melhora a disposição e o bem-estar de quem segue a dieta.

Os carboidratos refinados, como açúcar, farinha branca, massas, pães brancos, doces, refrigerantes e sucos com açúcar, são excluídos da dieta. “Para que o resultado seja alcançado mais rápido, também devem ser excluídos fast-foods, bebidas alcoólicas e produtos industrializados como molhos, bolachas, temperos e congelados”, destaca Guido. O cardápio pode ser seguido por até três meses.

 O fracionamento das refeições é muito importante, portanto os horários devem ser bem planejados. “Ainda que haja indicações dos horários que as refeições devem ser feitas, a pessoa pode adaptá-las à rotina”, aponta.

Para limpar as toxinas e melhorar o funcionamento do intestino, o recomendado pela nutricionista é a ingestão de 35 ml/kg de água por dia. “Os que praticarem exercícios precisam ingerir ainda mais do que os sedentários para manter uma boa hidratação”, completa ela.

A dieta é contraindicada para quem não pratica o mínimo de atividade física, e também para gestantes, pessoas com intolerância alimentar ou que seguem orientações nutricionais específicas devido a algum problema de saúde.

Dieta para redução rápida de peso antes da Páscoa - 1.600 calorias

Desjejum (logo ao acordar)
Um copo de iogurte light  ou um copo de café com leite desnatado e adoçante
Três torradas integrais com requeijão light com uma fatia de queijo branco média em cada
Meio pedaço de mamão papaia
Lanche da manhã (perto das 11h)
Uma garrafinha de iogurte light
Um punhado de oleaginosas (amêndoas, amendoim, castanhas, pistache, nozes, macadâmia, etc.)
Almoço (13h)
Arroz com feijão ou lentilha/ervilha/grão de bico
Duas unidades médias de bife magro, filé de frango ou peixe. Nenhum deles pode ser frito
Salada variada com azeite de oliva
Fruta, suco light ou chá verde light
Lanche da tarde (16h)
Um copo de água de coco ou suco light
Uma barra de proteínas ou uma fatia grande de queijo branco
Jantar (19h)
Um sanduíche natural com pão integral, azeite de oliva, proteína à vontade (peru/chester/ queijos brancos/atum ou sardinha/ovo cozido), legumes e verduras
Um copo de iogurte light
Ceia (22h)
Um ovo cozido ou uma fatia grande de queijo branco
Um copo de iogurte light

 

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