Relacionamento

Treinar com o namorado ajuda a emagrecer mais do que frequentar a academia só

Thinkstock
A pesquisa revelou que os participantes que treinaram com parceiros foram os que perderam a maior parte do peso durante todo o programa imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

Começar a namorar pode até acrescentar alguns quilos na balança, no entanto, o que poucos sabem é que fazer exercícios junto com o companheiro ou companheira ajuda a emagrecer mais do que frequentar a academia só. É que o aponta estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine.

Os cientistas da Universidade de Medicina da Pensilvânia descobriram que quando o parceiro frequenta as mesmas aulas da academia e também busca a perda de peso, um estimula o outro a pegar mais firme na dieta.

O estudo foi realizado durante dois anos e os participantes tinham o objetivo de perder de 5 a 10% do peso. Para isso, eles tiveram acompanhamento de profissionais para definir uma dieta saudável e os exercícios físicos mais adequados.

Sessenta e três pessoas fizeram o programa de exercícios sozinhas, enquanto 281 começaram os treinos com um companheiro. Além disso, o grupo que treinou com um parceiro foi dividido em dois: no primeiro, a dupla recebeu o mesmo treinamento, enquanto no outro, os companheiros receberam um treinamento mais leve.

O progresso foi mensurado pelos pesquisadores em um intervalo de seis, 12, 18 e 24 meses. Segundo o artigo, os participantes que treinaram acompanhados e receberam o mesmo treinamento que seus companheiros foram os que perderam mais peso durante todo o programa.

Para Shiriki Kumanyika, autor da pesquisa, a ideia era avaliar o quanto ter companhia para treinar ajuda a adaptar a rotina das pessoas à atividade física.

Kumanyika ainda afirma no artigo que os benefícios de praticar atividade física com o companheiro são reais e que a perda de peso individual não estava relacionada ao quanto o parceiro havia emagrecido.

Topo