Topo

UOL Ginástica em Casa: aprenda uma aula para iniciantes de Zumba, sucesso nas academias

Aula de dança misturada com ginástica, a zumba chega a queimar 400 calorias por hora - Reprodução
Aula de dança misturada com ginástica, a zumba chega a queimar 400 calorias por hora Imagem: Reprodução

Ceres Prado

Do UOL, em São Paulo

23/07/2012 07h00

O UOL Dieta e Boa Forma lança uma nova série de vídeos com aulas para você fazer na sua casa. Com exercícios simples, que podem ser feitos em qualquer lugar, você entra em forma e ainda fica mais saudável. Nesta edição do UOL Ginástica em Casa, a professora Ludmilla Marzano vai ensinar uma aula de 'Zumba Fitness'.

A Zumba é uma aula de dança misturada com ginástica que utiliza o treinamento intermitente - intensidade aumenta e diminui durante o exercício, sem descanso - para aumentar a queima calórica. Uma aula de uma hora chega a queimar 1.000 calorias. As músicas misturam diversos estilos. Em sua origem, a Zumba utilizava muito os ritmos latinos, mas hoje ela tem passos e ritmos do mundo todo.

Faça uma aula de Zumba para iniciantes em casa

Esta primeira aula utiliza um ritmo mais lento, a cumbia, um tipo de música latina, da Colômbia, mas muito difundido no México. Por ser mais lenta, é mais fácil de seguir e menos cansativa. Mas lembre-se que todas as aulas podem ser feitas por qualquer um, pois os passos são simples e queimam pelo menos 400 calorias.

As aulas de Zumba não possuem descanso estático (paradas), por isso as músicas mais lentas, como a desta série, servem como descanso para ritmos mais rápidos, mesmo em alunos avançados. Veja esta aula para iniciantes e pratique a Zumba em casa.