Vida saudável

Vistos com desconfiança, jogos eletrônicos podem queimar até 500 calorias

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

Para muitos ter de sair de casa para ir para academia é um martírio. Já imaginou se divertir dentro de casa e, de quebra, queimar calorias? Essa é a proposta tentadora dos jogos eletrônicos. Ainda que sejam vendidos com games que ajudam na queima calórica, o Xbox e o Wii ainda são vistos com desconfiança por quem está em busca de uma nova atividade física. No entanto, segundo a professora da Bio Ritmo e personal trainer, Mariane Herdy, eles são sim eficazes para emagrecer e podem queimar até 500 calorias.

Mas como na prática de qualquer atividade física alguns cuidados se tornam necessários. Para Fernando Vanderlinde, fisioterapeuta, fundador do site GameSaude e autor do livro "VideoGames na Saúde e Reabilitação", quem deseja levar os jogos a sério deve consultar um profissional para avaliar a saúde, assim como faria se estivesse iniciando qualquer outra modalidade. "Claro que quem brinca com esses jogos de vez em quando não precisa de uma avaliação, mas quem pretende fazer atividades com eles duas vezes por semana ou todos os dias é importante", avalia.

A vestimenta adequada também deve ser usada, mesmo estando dentro de casa. "É preciso estar com uma roupa confortável e um bom tênis. Nunca se deve praticar as atividades de salto alto ou descalço para evitar impactos nas articulações", recomenda Vanderlinde. Herdy também indica deixar sempre uma garrafa d'água à disposição para se hidratar durante os exercícios.

Ainda que os jogos sejam, em sua grande maioria, muito divertidos fazendo com que a pessoa que está praticando até esqueça da atividade, Herdy determina um tempo-limite para praticar os games. "O ideal é não ultrapassar uma hora, pois as pessoas costumam passar a tarde inteira jogando e no final ficam com lesões musculares por não respeitarem os limites do corpo", adverte.

A postura também não deve ser esquecida por quem optou pelos games. "Esses jogos não tem capacidade de mensurar fadiga e não são todos que captam se a postura de quem está jogando está correta", afirma Vanderlinde que recomenda sempre que possível praticar a atividade ao lado de um profissional qualificado.

Que as atividades propostas nos jogos eletrônicos queimam calorias é inegável, no entanto, para Vanderlinde, a perda calórica depende muito da seriedade e frequência dos exercícios. "Tem alguns games que propõe atividades e desafios por 30 dias e para ter um bom resultado é necessário seguir essa rotina à risca", explica.

Games X Academias

Se você já está pensando em cancelar a matrícula e comprar os jogos é necessário avaliar muito antes de trocar o treino pelos games. "A academia conta com aparelhos e profissionais que são treinados para auxiliar, corrigir a postura, enquanto os games não proporcionam esse ambiente", alerta Vanderlinde.

Mas atividade lúdica pode ser usada para complementar o treino da musculação e ajudar a entrar em forma. "Muitos desses jogos são aeróbicos e muito divertidos, como os de dança. E quando a pessoa já tem um acompanhemnto profissional ele pode até indicar os melhores games para o que ele deseja melhorar", exemplifica.

Teste

Herdy veio a convite do UOL Dieta e Boa Forma testar alguns dos jogos que são comercializados para estes videos games. A personal trainer avaliou a queima calórica, a habilidade motora, batimentos cardíacos e a diversão que esses jogos proporcionam para quem quer tornar deles um hábito saudável.

Xbox

Para este videogame a personal trainer avaliou dois jogos o "Just Dance 3" e o "Your Shape Fitness Evolved". No primeiro jogo os participantes devem seguir os movimentos para dançar cada tipo de música e segundo contém exercícios para grupos musculares específicos e outras atividades variadas que vão de dança indiana ao boxe.

Considerado um dos jogos mais divertidos pela personal, o "Just Dance 3" foi avaliado como um jogo difícil para quem é mais sedentário, mesmo ao optar pelo nível de iniciante. "Os movimentos são rápidos e exige um pouco mais de resistência do coração e coordenação motora", justifica Herdy. Já no quesito queima calória, a atividade aeróbica pode eliminar de 300 a 400 calorias por 30 minutos de jogo.

Já no "Your Shape Fitness Evolved", Mary testou o Bodycamp, uma espécie de circuito que envolve exercícios de flexão, saltos, abdominais e exercícios funcionais. Para a personal o jogo é muito interessante, mas não é indicado a iniciantes. "Ele não exige tanta coordenação, mas sim tônus muscular, além de oferecer uma resistência cardiovascular maior e força motora também", explica. A queima calórica pode atingir até 500 calorias.

Nos exercícios para partes específicas do corpo, que também são encontrados neste game, a queima calórica verificada é menor e o máximo pode chegar até 300 calorias. Herdy fez exercícios para perna e abdominais, mas também não os indica para quem está iniciando por exigir muita força muscular.

Wii Fit

Na opinião de Mary, os jogos do Wii Fit são mais fáceis para quem está iniciando a prática de alguma atividade física. "Eles não exigem muita coordenação motora, a resistência é mais tranquila e a pessoa não sai muito cansada depois de jogar", conta. A personal trainer avaliou o programa de corrida, boxe e o bambolê.

A corrida foi considerada fácil e indicada para pessoas de qualquer idade. A média de queima calórica varia de 300 a 400 calorias jogando por 30 minutos. Já o boxe é um pouco mais complicado, pois exige coordenação entre os braços e pernas. A queima calórica também é mantida entre 300 e 400 calorias ao jogar por 30 minutos.

Para Herdy, o bambolê foi o jogo mais divertido disponível no videogame. "É um jogo bem fácil e que não exige muita resistência ou coordenação motora", afirma ela, que avalia que a queima calórica do jogo não ultrapassa 300 calorias se praticado por 30 minutos.

Topo