Boa forma

SP mobiliza 4,3 milhões de alunos em dia dedicado à atividade física

Do UOL, em São Paulo

As secretarias de Estado da Educação e da Saúde realizam nesta sexta-feira (31) o “Agita Galera”, evento que visa mobilizar os 4,3 milhões de alunos da rede estadual de ensino, além de professores, funcionários e toda a comunidade escolar, para a prática regular de atividades físicas.

Desenvolvido por meio de parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), o evento tem como tema neste ano “O esporte agita a galera e otimiza o desempenho na escola”.

Ao longo de todo o dia, conforme a programação de cada unidade de ensino, os alunos farão algum tipo de atividade física, que podem envolver brincadeiras, jogos e diversas modalidades esportivas. O objetivo é levá-los a refletir sobre a importância dos exercícios físicos para um estilo de vida mais ativo e saudável, que previne doenças como a obesidade, diabetes e colesterol elevado, por exemplo.

O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, destaca que a mudança de hábitos diários pode ajudar a combater o sedentarismo.

Segundo ele, a missão do Agita Galera é fazer com que os exercícios físicos passem a fazer parte da rotina das crianças paulistas desde a idade escolar. Atitudes simples como subir as escadas em vez de usar o elevador ou andar mais de bicicleta podem ser meios possíveis e simples contra o sedentarismo.

O professor Herman Voorwald, secretário da Educação do Estado de São Paulo, conta que a ideia é proporcionar mais qualidade de vida aos alunos. Além dos benefícios para a saúde, a prática frequente de atividades físicas pode contribuir para o melhor desempenho escolar.

Além da programação especial feita anualmente na última sexta-feira no mês de agosto, por meio do Agita Galera, o governo do Estado estimula os responsáveis pela gestão nas escolas estaduais para que estendam as atividades de forma permanente, ao longo do ano letivo.
 

Topo