Topo

Aula de Zumba queima calorias de uma barra de chocolate, afirma criador da modalidade

Os instrutores de Zumba Fitness ensinam aos alunos as coreografias da dança - Fernando Donasci/UOL
Os instrutores de Zumba Fitness ensinam aos alunos as coreografias da dança Imagem: Fernando Donasci/UOL

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

05/09/2012 07h00

A Zumba Fitness é a nova queridinha para quem quer fazer exercício físico sem sentir que está se esforçando. Se você ainda não ouviu ou testou a modalidade está perdendo uma aula de dança que reúne diversos ritmos com coreografias divertidas e fáceis de seguir. Segundo o criador da modalidade, Beto Perez, uma aula (que tem a duração de 1 hora) queima 700 calorias, ou seja, o equivalente a uma barra de chocolate.

Perez contou ao UOL Dieta e Boa Forma que a Zumba nasceu na década de 90 em Cáli, na Colômbia,  por um acidente. "Eu dava aula de aeróbica e percebi que não estava com a trilha sonora certa da aula. Usei uma fita que eu tinha na bolsa com salsa e merengue e improvisei. Os alunos adoraram", explica.

Depois disso, ele ainda estudou muito para melhorar a técnica da dança e também colocou outros ritmos na lista, como reggaeton, samba, cha cha cha, entre outros. "A aula de Zumba é para ser divertida e não segue aquele conceito de 'No pain, no gain' (Sem esforço, sem ganhos, em livre tradução) da musculação", define.

Perez ainda explica que para entrar nas aulas de Zumba não é preciso saber dançar. "Os instrutores passam a coreografia para os alunos na hora e os passos são fáceis de pegar", explica. A aula é bastante dinâmica e a música muda de 4 em 4 minutos. "Por isso que as pessoas nem sentem que o tempo passa enquanto elas fazem exercícios", acredita.

Segundo ele, a principal diferença entre aulas aeróbicas tradicionais e a zumba fitness não se limita as músicas. "Em uma aula de aeróbica o professor está sempre gritando e falando os comandos altos. Na Zumba não, o professor adianta alguns passos, mas sempre silenciosamente", destaca.