Vida saudável

Estrela de marca de cervejas mantém a forma com chimarrão em jejum

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

A estrela de marca de cervejas, Fernanda Schonardie, adora uma cervejinha gelada, mas é com outra bebida que ela mantém a forma durante a semana, o chimarrão. Como gaúcha da cidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, a musa aprendeu a tomar a bebida em jejum com o pai. "Ele era viciado em chimarrão e eu atualmente tomo todos os dias antes do café e do almoço também, pois diminui minha fome", justifica a modelo. Ela também sempre troca os chás da bebida para não enjoar. "Adoro os efeitos diuréticos e antioxidantes do chimarrão", conta.

Mas a bebida típica gaúcha não é a única no cardápio de Fernanda, que investe sempre nos chás e nos shakes. "Como quero emagrecer uns dois quilos e perder três centímetros de quadril, à noite eu só tomo shake de glucerna em pó", explica a modelo, que pesa 54 quilos e mede 1,70 m de altura. Ela também bebe bastante água e sucos naturais. "Cortei o refrigerante faz tempo e fez uma grande diferença. Acho que é uma questão de costume, pois atualmente não sinto falta", confessa.

A alimentação é bem regrada durante a semana, pois no fim de semana a musa se permite comer pizza, churrasco e beber cerveja e vinho tranquilamente. "Não passo vontade, mas também não como nada em grandes quantidades", adverte.

Mesmo de dieta, Fernanda não precisa contar calorias e ainda assim tem uma boa variedade de alimentos para escolher, pois ela seleciona a comida de acordo com o índice glicêmico dos alimentos. "Depois das 18h só como alimentos com baixo índice glicêmico, pois aumentam a sensação de saciedade", ensina. A modelo conta que se surpreendeu com a tabela, pois achava que o amendoim, por exemplo, seria um dos alimentos com alto índice glicêmico, mas na realidade apresenta um baixo índice.

Normalmente, ela sempre opta pelo frango e peixe grelhados acompanhados de salada, mas no almoço sempre inclui um carboidrato no cardápio. "Gosto de purê de batata, arroz e massa. Mas nada integral, pois não gosto", conta. Gorduras, frituras e doces também estão excluídos do cardápio. "Só me permito um sorvete quando estou na TPM", conta, aos risos.

Nos lanches entre as refeições, a estrela de marca de cervejas opta por iogurte com granola, banana picada, frutas secas, shakes e iogurtes light. Na parte da manhã ela também toma whey protein com água e frutas variadas. “Eu adoro quando tomo com morango ou banana”, revela.

Redução de medidas

Além da alimentação, a modelo também prioriza os treinos aeróbicos e de musculação. "Gosto de malhar pela manhã, pois é o horário que eu tenho mais energia", conta. Como não gosta de correr, Fernanda caminha em ritmo acelerado na esteira ou no parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Sempre ligada em atividades físicas, a modelo começou a dançar desde os nove anos e já fez outros esportes, como patinação e natação. "Depois comecei a fazer musculação e já treino faz muito tempo, mesmo considerando um exercício monótono", pondera.

O treino de Fernanda tem como foco a redução de medidas e definição. "Não posso crescer muito, pois sou modelo publicitário e a foto e vídeo engordam. Vou a academia no mínimo três vezes na semana e, quando não consigo, malho no prédio, pois sei meu treino de cabeça", revela.

Além da caminhada, que adora, ela também investe em outros exercícios para a parte aeróbica, como o spinning e o jump. Fernanda também faz mesoterapia para completar o trabalho da academia. "Adoro porque ajuda a reduzir medidas e a flacidez", confessa.

Modelo desde os 11 anos, Fernanda pretende continuar trabalhando com fotografia publicitária, mas tem planos para a televisão. "Quero fazer um curso de apresentadora e pretendo entrar nessa área, mas ainda não pensei em algum tipo de programa específico", finaliza.
 

Topo