Boa forma

Atualizada em 25.07.2013 12h46

Cássia Kiss aposta no pilates para manter a forma depois dos 50

Carolina Farias

Do UOL, no Rio de Janeiro

Praticante de exercícios físicos desde os 15 anos, a atriz Cássia Kiss, 55, considera ter atingido seu "auge" com a prática do pilates. Assim como já deu vida a personagens com personalidades diferentes, Cássia também já adotou vários tipos de atividades para sempre estar em movimento - fez balé, circo, alongamento e ioga -, mas para ela foi o pilates que contribuiu para trabalhar o corpo de forma plena.

"No pilates você trabalha o corpo inteiro, ganha consciência corporal e essa consciência você leva para tudo, todas as atividades do seu dia; se vai andar de bicicleta, fazer musculação ou caminhar, você trabalha isso", explica a atriz, que já é adepta da modalidade há três anos.

Foi uma lesão na lombar que a levou a procurar a atividade física. Quando não está gravando, ela consegue ir às aulas três vezes por semana. Quando as gravações mudam sua rotina, ela tenta fazer ao menos uma vez na semana. "O pilates é a única coisa que me deixa bem".

Com elasticidade impressionante, Cássia consegue fazer alguns movimentos sozinha, mas sempre sob o acompanhamento de um instrutor. "Cada aula é uma nova descoberta, sempre estou aprendendo - assim, no gerúndio mesmo, porque é dinâmico. Cada professor desenvolve uma coisa diferente, mas dentro do método."

O estúdio em que Cássia pratica os exercícios aplica o chamado "verdadeiro pilates", que segue a linha dos exercícios criados por Joseph Pilates, em 1926. A concentração e a disciplina são algumas das características que fazem Cássia alcançar o objetivo dos exercícios. É o que afirma o instrutor do The Pilates Studio Brasil Marcos Costa, 35. "No pilates você tem que focar, ter concentração. Por ela ser atriz, que trabalha isso, ela tem um ganho. Ela é muito disciplinada", conta Costa.

A atriz se considera muito exigente, tanto no trabalho como na prática de exercícios e na alimentação. Quando está em um período em que não pode fazer exercícios por conta do trabalho, ela faz ao menos a saudação ao sol. Se o tempo disponível for um pouquinho maior, Cássia faz as abdominais do pilates. "Se vou gravar, faço dentro do camarim a saudação ao sol, que dura um minuto, mas mexe o corpo inteiro. Ao menos isso eu faço", revela.

Menos radical

Com alimentação saudável como rotina desde muito nova, a atriz conta que hoje não é mais tão radical quanto no passado. Ela foi macrobiótica por 20 anos - não comia nada que não fosse cereal e fazia jejum total uma vez por semana. Não comia nem mesmo frutas, ela conta.

"Eu queria impressionar, 'dar aula'. Mas, com a maturidade, os preconceitos caem por terra. Não adianta cuidar da alimentação e ser arrogante. Temos de encontrar o amor, não julgar as pessoas, cair fora da 'árvore do conhecimento', que te deixa arrogante. Eu era muito radical, hoje sou mais feliz", diz.

Sua rotina alimentar começa cedo, quando arruma o lanche de seus filhos para irem à escola. Todos comem frutas como banana, maçã e mamão picados junto com iogurte natural e granola sem açúcar. "Lá em casa não tem açúcar", frisa.

Os garotos levam um sanduíche de pão integral com queijo branco preparado pela mãe e que também acaba fazendo parte da refeição da atriz.

No almoço, há sempre arroz integral feito na panela de pedra, que vem acompanhado de agrião refogado, milho cozido, uma salada com rúcula e outras folhas verdes e peixe grelhado. Entre as refeições, ela come uma fruta ou uma gelatina feita em casa. O jantar quase sempre é um missoshiro. "Mas ontem comi uma omelete de ovo caipira", conta.

Para a atriz, é importante também conhecer os alimentos. "Saber a origem, ver a embalagem, entender como se prepara, a quantidade, a temperatura. Não adianta fazer uma salada e encher de sal. Fazer arroz integral com muita gordura", explica.

Mas Cássia também se permite, uma vez a cada dez dias, comer uma pizza com a família "Sempre com muçarela de búfala, que é mais saudável que o queijo amarelo". Ela também gosta de tomar café com chocolate na mesma regularidade e uma taça de vinho uma vez por mês.

A atriz não faz uso de medicamentos e ainda não ouviu nenhuma recomendação sobre reposição hormonal. Ela tem quatro filhos - dois do primeiro casamento e dois do segundo. "Meu segundo filho nasceu quando eu tinha 48 anos. Minha última menstruação foi ano passado".

Topo