Boa forma

Livro traz alongamentos para fazer antes e depois dos exercícios

Do UOL, em São Paulo

Para manter os músculos flexíveis e preparados, muitos professores de Educação Física recomendam alongar antes e depois das atividades físicas. De acordo com Bob Anderson, um dos principais especialistas do tema no mundo, esse exercício é fundamental para manter a flexibilidade e evitar lesões comuns, frequentes em quem pratica algumas atividades físicas.

Na edição revisada, atualizada e ampliada do livro "Alongue-se" (Ed. Summus Editorial), Anderson comemora os 30 anos do título e traz dez novas séries de alongamentos para pessoas que trabalham em escritório e no computador, dicas de ergonomia e prevenção de lesões por esforços repetitivos. Além dos alongamentos específicos para fazer antes e depois de uma caminhada, corrida, jogo de tênis, natação, partida de futebol, entre outros esportes.

Anderson considera o alongamento como uma atividade sem contraindicação, além de deixar claro que não é normal sentir dor durante a execução das posições. "Não se deixe enganar. Se executado corretamente, o alongamento não provoca dor. Aprenda a prestar atenção ao seu corpo, pois a dor indica que algo está errado", recomenda.

A nova edição do livro também contém 150 alongamentos com instruções simples, indicada também para médicos, profissionais de saúde, terapeutas corporais e fisioterapeutas na prescrição de exercícios para pacientes. "O alongamento é uma atividade suave, simples, que pode ser executada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora", finaliza Anderson.

"Alongue-se"
Autor: Bob Anderson
Ed. Summus Editorial
240 páginas
R$89,90

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