Vida saudável

Ex-Fazenda segue dieta sem sódio para estreia no MMA

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

Halan Assakura causou muita polêmica durante sua passagem pelo reality show "Fazenda de Verão", na Record. Com personalidade forte, o ex-peão tem se dedicado durante o ano todo para sua estreia no MMA, prevista para dezembro. Para isso, ele terá de eliminar 9 quilos com uma dieta restritiva uma semana antes da pesagem, realizada antes de cada luta na modalidade.

A luta sempre esteve presente na rotina do publicitário. Foi graças a ela, e a uma dieta baseada em verduras, legumes, proteína e seis litros de água, que ele eliminou 30 quilos aos 13 anos de idade para conquistar uma garota. "Fiz essa dieta durante as férias e foi terrível porque eu queria comer guloseimas de criança e não podia. A transformação valeu a pena, pois além de conquistar a garota, logo em seguida eu comecei a lutar judô e jiu-jitsu", conta.

Para Halan, a luta não só ajudou a eliminar os quilinhos a mais, mas também propiciou o aumento na autoestima. "Normalmente quem sofre bullying por estar acima do peso na infância, como eu sofri, torna-se uma pessoa insegura. A arte marcial ajuda a emagrecer, estimular o corpo e aumentar a autoestima", opina.

E para se dar bem no MMA, o publicitário precisará de muita dedicação nos treinos e na alimentação. Antes da pesagem, ele só poderá comer carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata doce, mandioquinha e arroz integral, além de peixes e carne branca. "Dou preferência à tilápia, que é o peixe com menor concentração de gordura", acrescenta.

Para aumentar a absorção de proteína, Halan também consumirá brócolis e couve-flor. O adoçante e o sódio também serão cortados do cardápio no período. "O adoçante às vezes contribui para alguma retenção líquida e, antes da pesagem, a gente precisa desidratar. Também não vou poder consumir suplementos, como o whey protein, porque eles têm muito sódio na composição", justifica.

Nessa fase ele também consumirá vitaminas do complexo B concentradas que ajudam a eliminar a gordura. "O consumo de água também é diferente nesse período. Do dia 1 ao 5, o consumo de água vai aumentando de 2 litros até 6. No sétimo dia, a hidratação é normal e, no dia da pesagem, é só agua destilada, que é sem sódio", afirma.

Treino todo dia

Além da mudança de alimentação, a preparação para a luta envolve treinos diários de segunda a segunda. Os tipos de treinamento são divididos em dois: físico e técnico. "Ele faz a parte de treinamento físico duas vezes na semana e o objetivo é trabalhar força, potência e resistência à fadiga, que é o que os lutadores mais precisam durante a competição", explica o treinador Gustavo Barquilha, fisiologista da academia X-Gym.

O treino combina diferentes movimentos usados na luta, além de simular golpes com carga. "Quase todos os exercícios exigem que ele mantenha o core abdominal estabilizado, o que também ajuda a definir a musculatura", afirma Barquilha. Os treinos técnicos são os mais específicos para o MMA, portanto Halan faz aulas de muay thai, jiu-jitsu e boxe.

Alimentação fora da competição

Por já ter tido problemas com a balança, Halan não é de "enfiar o pé na jaca" quando não precisa fazer uma dieta mais restrita. Ele não limita a vida social e se permite ter de duas a três refeições livres por semana. "Pelo menos uma vez por semana eu vou a um restaurante mexicano e outro japonês", conta.

Além de ter cortado o feijão e o arroz branco há mais de um ano e meio, Halan só consome grãos integrais e dá preferência às proteínas sem gordura, como peito de frango, patinho e tilápia. "Nesse período eu também consumo refrigerantes zero", completa.

A suplementação também entra no dia a dia e ele consome de três a quatro doses de whey protein por dia. "Quando acordo, tomo o whey isolado, assim como no pós-treino, e durante o dia tomo a proteína concentrada, que tem presença de carboidrato e uma absorção mais gradual que me mantém saciado por mais tempo", explica.

A glutamina e o BCAA também são inseridos, bem como um pré-treino a base de cafeína para aumentar a disposição na hora da atividade física.
 

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