Boa forma

Apresentadora da Rede TV mantém a forma com pilates após cirurgia na coluna

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

Quem observa o corpo e a flexibilidade da ex-Chiquitita e apresentadora do Morning Show, da Rede TV, Renata Del Bianco, não imagina que ela já teve problemas com a balança. Aos 15 anos, ela era gordinha e emagreceu 15 quilos depois de cortar a carne vermelha e os refrigerantes do cardápio. Após emagrecer, Renata viciou nos exercícios físicos e fazia tecido acrobático, pole dance, corrida e escalada. Conclusão: a apresentadora teve overtraining e pinçou quatro nervos na coluna e rompeu dois ligamentos na mão.

"Meu ortopedista mandou parar com todas as atividades e descansar. Precisei operar a coluna e fiquei um ano e meio parada de repouso. Depois de um tempo comecei a fazer fisioterapia e ele recomendou o pilates", conta a ex-Chiquita que já frequenta a aula há dois meses, duas vezes por semana.

Apaixonada pela modalidade, Renata já é considerada uma aluna avançada, pois quando criança fez ginástica olímpica por seis anos. "O alongamento que eu tinha na ginástica voltou muito rápido com o pilates. Consigo fazer exercícios mais difíceis e que exigem muita força no braço graças à escalada também", destaca a apresentadora que pesa 55 quilos e mede 1,60 m de altura.

A apresentadora também já foi liberada para correr na esteira. "Três vezes por semana eu corro cinco quilômetros. Adoro fazer atividade física, mas agora sem exageros", completa. A nutricionista Eliana Bovolon prescreve suplementos alimentares para melhorar os resultados dos treinos da apresentadora. "Ela prescreve tudo manipulado. Sempre é um shake antes das atividades e uma cápsula depois", explica.

Os tratamentos estéticos também fazem parte da rotina de Renata. Ela faz endermologia, ultrassom cavitacional, radiofrequência, lipoescultura enzimática ortomolecular e endermologia facial. “Estou fazendo os tratamentos há três semanas na Revital Center Spa e já vi resultados no culote, além de diminuir as celulites e flacidez. Meu bumbum também ficou mais empinado”, avalia.

Marmita fit

Bovolon também é a responsável pelo cardápio saudável sem glúten e lactose da apresentadora. Como levanta muito cedo, a apresentadora toma um café da manhã reforçado para ter energia durante o dia. "Como sempre uma fruta, leite de arroz, uma bolacha com geleia. E sempre evito ao máximo os queijos e iogurtes", conta.

Para manter o metabolismo acelerado, Renata almoça rigorosamente ao meio dia. "A minha nutricionista é consultora da Vovó Goumert, empresa com marmitas fit, então ela monta o meu almoço e jantar com os alimentos que gosto. Adoro o arroz integral e sete grãos com grelhado", afirma.

No jantar, ela evita carboidratos e opta por sopas, saladas e carpaccio de salmão, seu prato preferido. Mas antes das atividades físicas, ela costuma comer um purê de batata ou um macarrão integral sem glúten e lactose. "Quando eu volto do pilates, gosto de comer peixe ou frango grelhado", conta.

Além de beber muita água e suco de fruta natural sem açúcar, a apresentadora não toma refrigerante durante a semana e nem come frituras. "Essas mudanças aconteceram aos poucos na minha vida e sem neuras. No fim de semana eu como as coisas que tenho vontade sem extrapolar", destaca.

Outro segredinho de Renata são os snacks de algas desidratadas. "Como descobri que tinha deficiência de sódio, passei a comer alga desidratada e é uma delícia. Sempre que vou fazer alguma gravação externa levo na bolsa", indica.

Carreira na televisão

Aos 11 anos, Renata estreou na televisão na novela Chiquititas, exibida no SBT, e desde então se apaixonou por atuar, dançar e participar de peças de teatro. No entanto, ela se distanciou da área e se formou em medicina veterinária.

Perto de se formar, ela trabalhava como veterinária particular, em clínicas e hospitais veterinários, quando surgiu a chance fazer um teste para o Morning Show. "Resolvi ver o que vai dar, pois sempre foi meu sonho voltar para televisão, me tornar uma formadora de opinião e nem sabia que sentia tanta falta da área", relata.

Aprovada como apresentadora, Renata confessa que tem aprendido muito a cada dia com a equipe do programa da Rede TV. "Me tornei mais crítica com o meu trabalho e aprendo mais a cada dia. O legal é que eu saio do programa leve, feliz, pois tenho prazer em estar lá", explica. Mas mesmo com o retorno à mídia, ela não abandonou de vez os animais. "Eu ainda atendo alguns animais em casa", afirma.

Topo