Alimentação

Marmifit: aprenda a fazer um panetone menos calórico e rico em fibra

Do UOL, em São Paulo

Estar de dieta durante o Natal e Ano-Novo não é uma tarefa muito fácil, principalmente devido aos doces típicos da época. Para ajudar quem não quer "enfiar o pé na jaca" neste fim de ano, o quarto vídeo da série Marmifit, lançada pelo UOL Dieta e Boa Forma, traz a nutricionista Ana Lua Negrelli ensinando como preparar um panetone de aveia com 280 calorias. O doce típico natalino tem baixo índice glicêmico, ou seja, aumenta a sensação de saciedade, e é rico em fibras e proteínas.

Para fazer o panetone é preciso três ovos (210 calorias), três colheres de sopa de farelo de aveia (120 calorias), três colheres de sopa de biomassa de banana verde (36 calorias), três colheres de sopa de tofu silk (24 calorias), três colheres de chá de goma xantana, três colheres de chá de fermento, uma colher de sobremesa de canela em pó, uma colher de chá de cravo em pó, uma colher de café de gengibre em pó, uma colher de café de noz moscada em pó e três colheres de chá de essência de panetone.

Além disso, também é preciso incluir duas colheres de sopa de uvas passas (90 calorias) e duas colheres de sopa de damasco picado (80 calorias). A pimenta preta em pó e o adoçante de forno e fogão podem ser usados a gosto.

Misture a biomassa de banana verde e o tofu, e amasse com um garfo até que a massa esteja uniforme. Segundo Negrelli, a banana verde é um amido resistente que não é digerido no intestino e, portanto, tem função de fibra, o que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. Já o tofu, de acordo com a nutricionista, tem capacidade de alcalinizar o organismo. "É um alimento com alto teor de proteína vegetal que tem a capacidade de alcalinizar o organismo, que é frequentemente bombardeado por produtos de metabolismo ácidos", explica Negrelli.

Depois adicione os ovos, ricos em proteínas, e as colheres de farelo de aveia que também ajudam no funcionamento do intestino. Acrescente o restante dos ingredientes e misture bem até a massa ficar homogênea.

Despeje a massa nas forminhas de panetone e leve ao forno pré-aquecido em 210ºC por 20 minutos ou até a massa ficar firme. Para verificar se o doce pode ser retirado do forno, a nutricionista indica fazer o teste do palito de dente. A receita rende dois panetones pequenos e cada um tem 280 calorias.

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