Vida saudável

Atualizada em 16.06.2015 17h54

Ex-Fazenda emagrece 10 quilos em 2 meses com dieta à base de couve-manteiga

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

Em 2010, a jornalista e apresentadora Janaina Jacobina exibiu o corpo malhado durante sua participação no reality show A Fazenda 3. Mas atualmente ela exibe um físico diferente. Janaina passou do manequim 42 para o 36 e está mais magra e definida. "Era viciada em atividade física, corria todo dia, escalava e malhava três horas por dia, então fiquei com o corpo grande, musculoso. Vestia 42, mas não era gordura e, sim, músculo", relembra a ex-Fazenda, que será a heroína protagonista do filme “M de Vingança”, do diretor Fernando Bezerra.

Ela só alcançou o físico atual depois de uma temporada de um ano em Nova York para aperfeiçoar o inglês e estudar interpretação e teatro na New York Film Academy. Na ocasião, Janaina não deixou de lado a atividade física mesmo com a rotina puxada. "Corria todo dia no Central Park. Sempre achava um jeito de fazer algo, pois eu estudava das 9h às 20h de segunda a sábado", afirma. O afinco nos estudos garantiu o papel no longa em que viverá M., uma heroína com poderes e um pouco estabanada. “A personagem tem um apelo mais infantil”, adianta.

Mas antes de fazer o teste, logo que voltou ao Brasil, a atriz seguiu um cardápio detox por uma semana e eliminou três quilos. "Nesse período, passei a adotar sal light e comer muitas verduras. Além disso, fiz drenagem linfática dia sim, dia não", recorda. Para não abusar da atividade física, Janaina intercalou caminhada com corrida.

Depois, a atriz passou a adotar uma dieta com mais proteína e apostou em caldinhos para matar a fome e não estragar a dieta quando precisava comer na rua. "Faço um caldinho com um tomate, 1/2 batata-doce, uma cenoura e 1/2 beterraba. Coloco para ferver e tempero com salsinha e sal light, depois coloco para bater no liquidificador", ensina a apresentadora, que emagreceu 10 quilos em dois meses.

Além de não pesar no organismo, o caldinho é uma opção para levar na marmita e consumir ao longo do dia. "Costumo tomar à tarde e o bom é que eu posso variar, pois ele pode ser consumido tanto quente quanto frio", conta. Outro "snack" saudável que a ex-Fazenda costuma consumir é cenoura crua. "Deixo sempre no carro e na bolsa, pois a cenoura é crocante e gostosa", opina.

No café da manhã, Janaina costuma tomar whey protein manipulado e comer torrada light com queijo cottage, além de frutas como melancia e abacaxi. "Sempre evitei carboidrato, mas depois de ter acompanhamento nutricional entendi que esse nutriente é importante na parte da manhã", avalia a atriz, que segue a dieta elaborada por um nutricionista do Espaço Volpi.

Meia hora antes das principais refeições, a ex-Fazenda come um prato de couve manteiga com repolho refogado no azeite. "Uso um molho caseiro com base de limão, mostarda e gengibre, mas quando não tem, acrescento molhos light", explica.

No almoço, ela gosta de comer peixe grelhado ou cru acompanhado de um queijo branco e salada. Já no jantar, a atriz, que é viciada em comida japonesa, aposta no sashimi. "Mas sempre que volto do restaurante, como couve e se tenho fome mais tarde, tomo uma sopa", afirma.

Além da couve, Janaina toma todos os dias suco verde e consome muitas frutas. "Também sou viciada em água. Tomo 3,5 litros por dia", assume.

Treino híbrido

Para perder peso e até massa muscular, já que o corpo estava com muito volume, Janaina contou com o auxílio da personal trainer Fernanda Vianna para elaborar um treino em formato circuito. “Usamos mais repetições e diminuímos a carga, quase todos os exercícios também são realizados com o próprio peso do corpo”, orienta Vianna.

O treino é realizado em blocos e cada um deles é composto por cinco exercícios. “Ela faz os exercícios sem parar, mas quando muda de um bloco para outro ela descansa de 30 segundos a um minuto”, explica a personal trainer da atriz.

Além disso, Vianna revela que o último exercício é sempre mais intenso para que Janaina continue queimando gordura durante todo o dia. Para aumentar a definição, a personal trainer mistura exercícios típicos da musculação com os funcionais. “O nome desse tipo de treino é híbrido, pois mistura exercícios na máquina com os funcionais em que é preciso mais flexibilidade e equilíbrio, o que contribuiu muito para que ela possa interpretar uma heroína no cinema”, justifica Vianna.

Janaina treina pelo menos três vezes por semana e também corre de 30 a 40 minutos depois das atividades.

Para compor a personagem nas telas, a atriz já faz há quatro meses o aikido, arte marcial que usa a força do agressor. “Faço as aulas com o sensei Miranda três vezes por semana e estou adorando a experiência”, afirma Janaina, que já começou as gravações do longa.

A atriz acredita que se encontrou na atuação. “A M. é uma heroína que luta e tem poderes também. Acho que sou parecida com ela, pois quando vejo alguma injustiça do meu lado, me meto na briga”, pondera a ex-Fazenda.

Topo