Boa forma

Para vencer concurso fitness, músico seguiu dieta com gordura boa

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

Cristiano Souza emagreceu 20 quilos para vencer o Garoto Fitness cidade de São Paulo 2013 no fim do ano passado. Mas para conseguir ser eleito o Garoto Fitness São Paulo 2014, etapa estadual da competição, que foi realizada na sexta-feira (21), o músico precisou fazer algumas mudanças, especialmente na dieta. "Dessa vez estava liberado o colágeno, gordura boa e frutose", revelou.

Depois de vencer o cidade de São Paulo, Cristiano tirou três dias de "off", período em que os participantes ficam sem fazer dieta ou exercícios físicos. "Nesse tempo comi tudo o que tinha vontade, especialmente panetone, doce de banana e abóbora. Engordei 12 quilos nesse período", conta o mais sarado das academias do Estado.

Mas ele logo retornou para a rotina regrada com uma dieta que ele considerou mais fácil de seguir. "A outra dieta que fiz para a etapa cidade de São Paulo era mais restrita e o cardápio quase todo era frango com batata-doce. Essa foi melhor e mais fácil de fazer, pois pude comer alimentos diferentes e em maior quantidade", explica.

No café da manhã, o músico toma um shake de whey protein isolado, além de duas colheres de geleia diet, cinco castanhas-do-pará e 300 gramas de batata-doce. "No lanche da manhã, tomo mais outro shake de whey protein isolado com 100 gramas de batata-doce", afirma.

Na hora do almoço, os vegetais também entram no cardápio. Cristiano come 200 gramas de batata-doce, 200 gramas de frango e 100 gramas de brócolis. "Para matar a vontade de doce na sobremesa, opto por uma gelatina diet", revela o Garoto Fitness São Paulo 2014.

No lanche da tarde, o mais sarado das academias do Estado consome uma dose de whey protein isolado, uma xícara de castanhas-do-pará, 100 gramas de batata-doce e um multivitamínico. "Já no jantar, comia 12 claras de ovos, 200 gramas de batata-doce e uma salada verde escura, normalmente com couve", conta o músico, que também come outra gelatina diet para matar a vontade de doces. "Depois que acrescentei a gelatina e a geleia, passei  a ter menos vontade de doce durante a preparação para o concurso", justifica.

Já na ceia, Cristiano aposta em seis claras de ovos, um shake de caseína e uma xícara de castanhas-do-pará.

Percentual de gordura menor

Percussionista do grupo Kalobauê, o Garoto Fitness São Paulo 2014 contou que continuar a levar marmitas quando toca na noite. "Além de levar tudo etiquetado, paro de tocar para comer nos horários certos", comenta. No início da dieta, Cristiano teve dificuldades para adaptar a alimentação regrada e a vida social. "Hoje levo minhas marmitas para todos os lugares. Posso ir com os meus amigos para uma feijoada que vou puxar minha comida e comer com eles. No começo era difícil, mas agora é mais tranquilo", explica.

A família também foi fundamental para o sucesso da dieta do mais sarado das academias do Estado. "Ainda que eu mesmo cozinhe minhas marmitas, toda vez que tem festa de família, o pessoal já deixa o frango com batata-doce preparado para mim", conta, aos risos.

Se antes o foco do treino de Cristiano era secar, dessa vez o objetivo foi aumentar a massa magra e reduzir o percentual de gordura corporal. "Em um mês, reduzi 2% do percentual de gordura, aliando os exercícios com a dieta", explica o Garoto Fitness São Paulo 2014 que contou com o acompanhamento do personal trainer Allambergue Tavares.

As cargas continuaram mais reduzidas e ele manteve o esquema de treinamento 3x1, ou seja, três dias de treino e um de descanso.

Agora o foco do mais sarado das academias do Estado é manter a rotina de dieta e treinamento para levar a melhor no Garoto Fitness Brasil 2014.

Topo