Vida saudável

Repórter do "Teste de Fidelidade" segue dieta com clara de ovo e vegetais

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

Ao observar as belas curvas de Eliana Amaral, repórter do "Teste de Fidelidade", mal dá para imaginar que ela já foi gordinha na adolescência. "Tive um problema de tireoide e engordei 15 quilos. Depois que emagreci, passei a me preocupar mais com a dieta e com atividade física", revela a repórter, que há 10 anos segue uma rotina de exercícios físicos com uma alimentação saudável.

Atualmente, para manter a forma, Eliana aposta numa dieta elaborada pelo fisiologista Paulo Muzy, sem glúten, laticínios e bebidas alcoólicas. Logo no início do dia, ela pratica aeróbico em jejum acompanhado de um litro de água. Na sequência, a repórter toma café da manhã com seis claras de ovos cozidas e 50 gramas de carboidratos complexos, que pode ser batata-doce, mandioca, mandioquinha, arroz integral, feijão, lentilha e cará.

Todos os alimentos precisam ser pesados depois de preparados, o que requer muita organização. "O ritmo de gravações está grande e preciso me organizar para deixar todas as refeições prontas para a semana", explica.

Três horas depois, a repórter faz o lanche da manhã em que consome seis claras de ovo com 150 gramas de vegetais cozidos. "Meu médico libera chuchu, berinjela, brócolis, vagem, abobrinha, couve-flor e aspargos", lista.

Almoço

Na hora do almoço, o cardápio é formado por 100 gramas de proteína grelhada, assada ou cozida. "Prefiro frango e peixe, pois evito comer carne vermelha no meu dia a dia", afirma. O prato da repórter do "Teste de Fidelidade" também acompanha 150 gramas dos vegetais (permitidos) cozidos e 50 gramas dos carboidratos complexos. "A salada de folhas posso consumir à vontade", completa.

Com uma dieta regrada, Eliana come o lanche da tarde três horas depois do almoço. "Como seis claras de ovos e 100 gramas de vegetais cozidos”.

O jantar da repórter é semelhante ao almoço, no entanto os carboidratos complexos não são acrescentados ao prato. "Nos dias em que treino, posso colocar 100 gramas de abóbora japonesa na refeição", afirma.

No lanche da noite, três horas depois da janta, Eliana come seis claras de ovos e 150 gramas de vegetais cozidos. "E a ceia, que faço antes de dormir também repito o mesmo prato do lanche da noite", declara.

Para a repórter do "Teste de Fidelidade", o mais difícil de cortar da alimentação são os doces. "Adoro creme de avelã, por exemplo, mas agora tomo algumas fórmulas manipuladas para não ficar com vontade de comer doce", explica.

Ainda que siga uma dieta regrada até nos fins de semana, Eliana recentemente abriu uma brecha de 15 dias na dieta para viajar com o namorado, o chefe e apresentador João Kléber. "Viajamos para Itália e relaxei, comi tudo o que quis e engordei quatro quilos, mas já recuperei a antiga forma", afirma a repórter que mede 1,70 m de altura e pesa 65 quilos.
 
Corpo mais magro

Eliana já foi fissurada em atividade física e vivia só para o corpo, no entanto, ela desencanou e tem buscado um corpo mais sequinho. "Já passou a fase de gostosona, pois na televisão a pessoa não pode ser muito sarada, tem que ser um corpo mais magro para ficar bem no vídeo", explica.

A repórter do "Teste de Fidelidade" exibiu um corpo com muitas curvas na disputa do Miss Bumbum 2013, em que ganhou o segundo lugar na competição. "Tenho facilidade para ganhar músculos, portanto, meu personal passou um treino com cargas mais reduzidas para trabalhar e definir o corpo todo", afirma.

O treino de musculação, elaborado pelo personal trainer Januário, é realizado por Eliana de três a quatro vezes por semana. "Antes malhava de segunda a segunda, mas agora que estou mais relax isso mudou. Estou aprendendo a conciliar a rotina de gravações com os treinos", finaliza.

Ela faz uso de alguns suplementos antes, durante e após o treino, recomendados por seu médico. "Trinta minutos antes como 200g de batata-doce e 100g de batata inglesa e 15 minutos antes tomo um pré-treino com 30g de Dark Matter em água", conta.

Logo depois de finalizar os exercícios, Eliana toma cinco gramas de creatina em 100 ml de água. "E vinte minutos depois como 100g de batata-doce, 200g de batata inglesa e um shake de 30g de proteína", afirma.

Feliz na televisão

O convite para ser repórter do "Teste de Fidelidade" surgiu para cobrir férias, mas João Kléber gostou tanto do trabalho de Eliana que a convidou para permanecer no programa. "Nunca passou pela minha cabeça trabalhar na televisão, mas estou amando e aprendendo muito. É fascinante", revela.

A repórter avalia que o trabalho ficou mais difícil depois de começar a namorar com o chefe. "Ele é exigente e cobra muito,  não deixa de cobrar de mim porque a gente namora. Como não quero decepcioná-lo, minha preocupação em fazer um trabalho bem feito é ainda maior", avalia.

Topo