Vida saudável

Marmifit: brigadeiro de chuchu é opção de doce com poucas calorias

Do UOL, em São Paulo

Quem é fã de doce sofre muito quando começa a fazer dieta pela necessidade de cortar o açúcar do cardápio. Para driblar a vontade, a melhor opção é optar por uma sobremesa saborosa, mas com poucas calorias e ingredientes mais saudáveis. Na série Marmifit, do UOL Dieta e Boa Forma, a nutricionista Ana Lua Negrelli mostra como preparar um brigadeiro de chuchu.

A ideia, de início, pode parecer estranha, mas os que já experimentaram a guloseima garantem que não dá para sentir o gosto do chuchu.

Para preparar esse brigadeiro é preciso um chuchu médio (44 calorias), uma gema (53 calorias), quatro colheres de sopa de leite em pó desnatado (130 calorias), uma colher de chá de amido de milho (68 calorias), uma ou duas colheres de sopa de adoçante em pó, de duas a quatro colheres de cacau em pó (124 a 248 calorias) e essência de baunilha.

Descasque um chuchu, use a polpa e corte os pedaços em cubo. De acordo com Negrelli, o chuchu dá a consistência ao brigadeiro, sem elevar as calorias, como o leite condensado. "Ele é rico em potássio, magnésio e em fibras, que ajuda no bom funcionamento do intestino", afirma.

Na sequência, coloque os cubos em um recipiente e cubra com água filtrada e acrescente a essência. Cozinhe até quase derreter e depois drene a água. Processe o chuchu com uma gema, leite em pó, amido de milho e adoçante.

Leve ao fogo baixo e acrescente o cacau em pó. Mexa até obter o ponto e a cor de um brigadeiro.

A receita rende 10 brigadeiros médios e cada um tem 48 calorias. "É uma quantidade muito baixa de calorias, se comparado com o tradicional, que tem 90", explica Negrelli.

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